Momento de grande alegria e emoção

Imagem de N.ª Sr.ª de Fátima
visitou a Póvoa de Lanhoso

Foi com grande alegria e emoção que os povoenses receberam a visita da imagem peregrina de Fátima, que desde o mês de Maio está a percorrer as dioceses portuguesas.
Esta iniciativa, levada a cabo pelo Santuário de Fátima, pretende ser uma preparação para a vivência do Centenário das Aparições de Fátima, em 2017. Após percorrer todas as Dioceses, a Imagem regressará ao Santuário de Fátima por ocasião do dia 13 de Maio de 2016. Esta é a primeira imagem peregrina de Fátima, que foi feita segundo indicações da irmã Lúcia
O Arciprestado da Póvoa de Lanhoso recebeu a imagem peregrina na zona das Cerdeirinhas, vinda de Vieira do Minho, na passada Sexta-Feira, 5 de Junho, pelas 21h30m. No local, já esperavam o cortejo centenas de devotos oriundos de todo o concelho, que entusiasticamente receberam a Virgem Peregrina com cânticos, flores e vivas à Mãe do Céu, bem como as autoridades religiosas e civis.
Depois deste acolhimento, seguiu-se o cortejo automóvel em direcção à Vila da Póvoa de Lanhoso, onde no Horto uma multidão aguardava a chegada da Imagem. Aí se iniciou uma grandiosa procissão de velas até ao Salão Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, onde a imagem permaneceu 24 horas.
No Sábado, a manhã foi reservada ao Sacramento da Reconciliação e os momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, orientados pelas Irmãs Teresianas de Verim e pelas Irmãs da Obra do Amor Divino de Travassos.
Da parte da tarde, foram os diversos movimentos do apostolado que dinamizaram actividades.
Escuteiros, catequese, grupos de jovens, pastoral dos casais e ministros extraordinários da comunhão prepa-raram diferentes momentos de oração para os fiéis que iam passando pelo Salão Paroquial.
Ao final da tarde, os párocos do Arciprestado concelebraram a Eucaristia conclusiva desta visita, estando o Salão repleto de devotos. O momento da despedida da Imagem tornou a ser marcado por muitas lágrimas e saudações a Maria. Muitos foram aqueles que fizeram questão de acompanhar a Imagem Peregrina até Cabeceiras de Basto, num cortejo automóvel que saiu da vila da Póvoa de Lanhoso por volta das 21 horas e percorreu algumas freguesias do concelho e de Vieira do Minho, até chegar ao Arciprestado de Vieira do Minho, onde a Imagem foi recepcionada pelas 23 horas.