BRAVAL E MUNICÍPIO distribuíram sacos ecoponto

Escolas estão equipadas 
para a reciclagem

Foi a meio de uma aula que os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Integrada (EBI) do Ave, em Taíde, concelho da Póvoa de Lanhoso, foram ontem surpreendidos pela visita da vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pela Educação, Gabriela Fonseca, e do director-geral executivo da ‘Braval’, Pedro Machado, para entregar sacos ecoponto.
Apesar da surpresa, os alunos mostraram que sabem a lição e responderam correctamente às questões sobre  o que coocar nos ecpontos amarelo, azul e verde.
A entrega dos ecopontos na EBI do Ave antecipou o Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala.
Gabriela Fonseca e Pedro Machado foram às oito salas do 1.º ciclo do ensino básico entregar os sacos. A vice-presidente da autarquia lembrou às crianças que “é importante separarem os lixos na escola, mas também em casa”.
A EBI do Ave era a única escola do concelho que ainda não estava dotada de mini-ecopontos em todas as salas de aula.
Para Gabriela Fonseca, “é importante esta sensibilização ambiental, não só por eles, mas também pelos adultos porque chega muito me-lhor aos adultos se forem as crianças a levar essa informação para casa”.
O director-geral executivo da Braval também acredita que “o caminho é a educação e a sensibilização ambiental” e que só através da massificação de atitudes e comportamentos a Braval vai conse-guir cumprir as metas impos- tas pelo plano estratégico de resíduos sólidos urbanos (PERSU) que impôr a reciclagem de 25 por cento dos resíduos produzidos nos seis concelhos da sua área de intervenção.
Pedro Machado lembra: “a Braval tem como missão a melhoria da qualidade de vida das populações e começamos pelos jovens, pelas crianças, porque são fundamentais para a alteração comportamental em termos de hábitos de separação de resíduos”.
“A reciclar estão a garantir o vosso futuro” lembrou o responsável da Braval aos alunos.