Mostra juntou as várias escolas participantes

Escolas mostram trabalhos 
contra o tabagismo

O trabalho que as várias escolas realizaram ao longo deste ano lectivo, no âmbito do projecto de prevenção do tabagismo, em parceria com a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II Gerês/Cabreira, foi mostrado na escola-sede do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso.
Numa iniciativa que encerrou mais um ano de projecto, ao mesmo tempo que assinalou o Dia Internacional sem Tabaco e o Dia Mundial do Ambiente, a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e responsável pelo pelouro da  Educação, Gabriela Fonseca, realçou a importância da “partilha do que cada escola faz e do modo como trabalha o tema do tabagismo e as suas implicações para a saúde.
Por outro lado, “também é importante que o trabalho   realizado nas escolas seja visível para a comunidade” acrescentou a vice-presidente do município povoense, que lembrou que “nunca é demais alertar para os malefícios do tabagismo”.
A directora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues, ex-plicou que o objectivo da mostra foi “dar a conhecer o trabalho  realizado, trocar experiências e, ao mesmo tempo, sensibilizar para que este drama do tabaco venha a ser passado nas nossas vidas”, fazendo a ligação com o Dia Mundial do Ambiente ao apontar o fumo como factor de poluição.
Uma das enfermeiras da USP do ACES Gerês/Cabreira ligada ao projecto, Lurdes Gonçalves, congratulou-se com a escolha das escolas de organizar uma mostra de trabalhos e talentos, pela “oportunidade de haver mais interacção entre os jovens das diferentes escolas”.
Com a mostra que ontem decorreu na Póvoa de Lanhoso, “os jovens envolveram-se mais” realça Lurdes Gonçalves, para quem “o projecto tem sido uma experiência interessante” com “resultados muito bons em termos de saúde colectiva” dada a cobertura dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário em ambiente de sala de aula.
O projecto, que vai para o seu terceiro e último ano, tem contado também com o apoio das cinco autarquias envolvidas, quer em matéria de transporte de alunos, quer a nível logístico e material.