VIVER COM EMPENHO O ANO DA VIDA CONSAGRADA

Equipa da catequese realizou 
encontro em Santo Tirso

A Equipa de Catequese Arciprestal (ECA) da Póvoa de Lanhoso organizou, o ‘IV Encontro de Equipas de Coordenação Paroquial de Catequese e Párocos’, como o objectivo de ajudar a viver mais intensamente este ano dedicado à Vida Consagrada. O encontro teve como locais privilegiados o Convento de Santa Escolástica e o Mosteiro de Singeverga, situados na freguesia de Roriz – Santo Tirso.
Fundado pelo Mosteiro de Betânia, o Mosteiro de Santa Escolástica, reconta a história de um grupo de monjas fundadoras de Betânia que, em 1935, e em resposta a um apelo dos monges da Abadia de S. Bento de Singeverga, iniciaram a construção do Mosteiro actual. Refloresceu assim a vida monástica em Portugal, numa região outrora povoada de numerosos Mosteiros. Tudo isto deu a conhecer aos presentes a Irmã Maria, uma das monjas. Esta retratou a vida monástica e, convidando todos os presentes a acompanhá-la na oração, na capela do convento, relembrou que o “trabalho não quebra a dinâmica de oração, mas antes cria o equilíbrio necessário para desenvolver todas as faculdades, pondo-as ao serviço da Criação.” Antes do grupo partir para o próximo destino ainda houve tempo para degustar (e comprar) as Especialidades Claustrais que as monjas delicadamente fazem à mão. 
Dali, o grupo partiu para a comunidade de monges do Mosteiro de Singeverga. Este é o único mosteiro masculino que, em Portugal, segue a Regra de S. Bento. Foi fundado em 25/1/1892, por monges vindos de Cucujães, onde se iniciara a restauração da vida beneditina, após a extinção das Ordens Religiosas, em 1834.
Percorridos alguns espaços do beneditino Mosteiro de Singeverga, e acompanhados por um dos monges, os presentes puderam deleitar-se com diversas pinturas sobre tábua e a fresco que recontam a história da casa bem como, admirar a belíssima colecção de borboletas e de arte africana. Antes de participar no momento de oração (Hora Intermédia) com a comunidade dos monges beneditinos, ainda houve tempo para uma visita aos claustros, para a compra do néctar que os mesmos produzem, e para a fotografia de grupo, para “memória futura”.
O encontro terminou com um almoço-convívio, onde o lema da ECA - Juntos é possível… educar com amor - ganhou um novo e renovado sentido para o arciprestado da Póvoa de Lanhoso na certeza de que, em cada encontro, o grupo reconhece e potencia os sinais de comunhão na comunidade, nomeadamente na pastoral catequética.