Rotary Clube da Póvoa de Lanhoso

Encontro das Universidades
Seniores reuniu 600 participantes

Numa organização do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, o XI Encontro das Universidades Seniores do Rotary do distrito 1970 contou com a presença de cerca de 600 participantes. A iniciativa, rea-lizada no Sábado, dia 9 de Maio, ficou marcada pelo sucesso, numa ocasião em que o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso é presidido por Jorge Magalhães.
O início deste encontro decorreu pelas 9 horas, com a recepção das Universidades no Espaço Jovem, no Pontido, em plena vila da Póvoa de Lanhoso. Cada participante recebeu brindes alusivos ao concelho da Póvoa de Lanhoso.
Inscrições realizadas, seguiu-se, às 11 horas, a abertura solene do encontro, no Anfiteatro do Pontido. A mesa de honra contou com a presença do presidente das Universidades Seniores do Distrito, José Augusto de Oliveira; Governador Assistente ao Clube, António Condé Pinto; Presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, Jorge Magalhães; representante da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o vereador da Cultura, Armando Fernandes e a directora da Universidade Sénior da Universidade Sénior do Rotary da Póvoa de Lanhoso, Rosa Maria Costa.
No momento dos discursos, José Augusto Oliveira, presidente das Universidades Seniores do Rotary (USR) realçou a importância das USR e a novidade de grande importância, a de o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso se aliar ao Banco de Alimentos da Póvoa de Lanhoso, na angariação de produtos alimentares, com cada um dos participantes a contribuir com uma embalagem de alimentos para o Banco de Alimentos Local.
De entre outras considerações, António Condé Pinto realçou o ânimo positivo deste clube rotário, um clube activo e de referência a nível nacional.
Jorge Magalhães, presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, deu as boas-vindas a todos os clubes rotários participantes, agradecendo a sua participação. Referindo que o dia não era para discursos, mas sim para confraternização, convívio e troca de experiências, convidou as 15 Universidades Seniores do Rotary que marcaram presença  a disfrutarem do que a Póvoa de Lanhoso lhes oferecia.
 Armando Fernandes, vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, deu os parabéns ao clube rotá-rio povoense, revelando que não se tinha apercebido da grandeza de tal evento, que o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso estava de parabéns pela organização impecável do mesmo, e que, sempre que solicitada, a Câmara Municipal da póvoa de Lanhoso estará presente sempre que for pedida a sua colaboração pelo respectivo clube e que contribuirá dentro das possibilidades, pois são merecedores disso. Naquele momento, agradeceu a contribuição para o Banco Alimentar da Póvoa de Lanhoso, nunca vista até ao momento, dada a grandeza da contribuição, cerca de duas toneladas de alimentos.
Rosa Maria Costa, Directora da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, valorizou o voluntariado dos professores da Universidade Sénior, numa sociedade cada vez mais consumista, enaltecendo o trabalho destes para aqueles, os alunos, para que estes se sintam bem, desenvolvendo laços de solidariedade e companheirismo. No momento dos discursos, não esqueceu todos quantos contribuíram para a realização do encontro.
Seguidamente, todas as Universidades desfilaram pelo centro da vila, num percurso acompanhado pela GNR, dado o elevado número de participantes. Um dos momentos importantes foi o da pintura do mural, por todos os participantes antes do almoço na Praça Eng.º Armando Rodrigues. Seguidamente, foi o almoço de confraternização no Campo da Feira A abrir este espaço, houve a passagem de testemunho para a próxima Universidade a realizar o próximo encontro das Universidades Rotary, que será na Trofa.