ESCOLA EB 2,3 PROF. GONÇALO SAMPAIO

A excelência do desporto escolar

Um exemplo de excelência no desporto escolar. Sucesso premiado, recentemente, com o galardão ‘O Minhoto’, que distinguiu a Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, com o prémio ‘Clube Desporto Escolar’.
O reconhecimento espelha bem a dimensão do projecto na sede do agrupamento : 300 alunos a praticar desporto num universo de 900, várias dezenas de horas por semana de actividades divididas entre escalada, atletismo, badminton, ténis de mesa, dança urbana e desporto adaptado.
“Este agrupamento tem uma dinâmica extraordinária a nível de desporto escolar, de muitos e muitos anos, que se deve a um grupo de professores de educação física de uma dedicação e profissionalismo exemplares. São eles que motivam os alunos e de tal forma que, nas diversas modalidades, temos um ade-são fantástica”, sublinhou Luísa Rodrigues, directora do agrupamento, revelando que “o desporto” é a principal “bandeira” da escola.
“Apostámos, desde sempre, no desporto. Neste momento, o desporto trabalha também com os alunos com necessidades educativas especiais. São meninos com currículo específico individual, com problemáticas sérias, e o desporto tem feito milagres. Estamos a falar de meninos que não conseguiam entrar numa piscina e, neste momento, é um regalo vê-los”, destacou a responsável.
Orgulhosa pelo galardão ‘O Minhoto’, Luísa Rodrigues lembra “que todo o reconhecimento que vem do exterior para o trabalho que fazemos é muito bem-vindo” e aponta já baterias para o futuro. Até porque, o trabalho é pensado numa lógica de continuidade.
“Estamos já a fazer um trabalho de grande envergadura a nível de primeiro ciclo, para que os meninos possam, no próximo ano, quando chegarem à EB 2,3 procurarem as diversas modalidades. O Centro de Formação Desportiva de Atletismo Gonçalo Sampaio está a trabalhar nos centros escolares, promoção determinante para que possamos motivar e manter a mesma dinâmica”, frisou.
A directora garante que o desporto é “aposta para se manter”, sobretudo pela vertente motivacional: “o desporto funciona como um colchão, relativamente às outras disciplinas, e a nível de comportamento ajuda. Contribui para o sucesso educativo”.