PRAÇA ENG. ARMANDO RODRIGUES

Corações de filigrana
assinalam ‘Um Dia pela Vida’

A vila da  Póvoa de Lanhoso foi o município escolhido para acolher a iniciativa 'Um Dia pela Vida' da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um Dia pela Vida tem como principais objectivos mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença, educar e informar e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Assim, no dia 1 de Agosto a Praça Eng.º Armando Rodrigues, no centro da Póvoa de Lanhoso, vai transformar-se numa montra de arte a céu aberto, com centenas de corações de filigrana a decorar  todas as árvores da praça.
“O objectivo é aproveitar os desperdícios têxteis, dar uma nova vida aos desperdícios que são o único material utilizado na confecção dos corações. E, por outro lado envolver as comunidades, desde centros de dia, associações, IPSS's, no âmbito da iniciativa 'Um Dia pela Vida'” explicou Maria Torcato Baptista, assessora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Tradicionalmente a Liga Portuguesa Contra o Cancro convida neste dia à confecção de uma manta colectiva, mas no caso do município da Pó-voa de Lanhoso, Maria Torcato Baptista justificou que a opção recaiu por fazer corações, em vez da tradicional manta. “Nós lançamos o desafio de fazermos corações sob a forma de filigrana, que é identitário da nossa vila. Toda a gente aderiu, desde escolas, associações, IPSS's, enfim, toda a comunidade da Póvoa de Lanhoso, de modo a que todos esses corações que forem adquiridos, cujo valor reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vão ser pendurados nas árvores”.
Feltros, tecidos velhos e botões são a matéria prima privilegiada dos corações que vão dar vida à praça, com o propósito de educar, informar e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Já em finais de Junho, as árvores vão ser forradas com vários desperdícios têxteis, preparando-se assim para receber, a 1 de Agosto, os corações de filigrana confeccionados por toda a comunidade povoense.
O ‘Um Dia Pela Vida’ desenrola-se ao longo de 24 horas numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. O objectivo é envolver família, amigos, grupos profissionais, colectividades, comungando do mesmo propósito: acompanhar o doente oncológico e apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.