ENCONTRO REGIONAL DOS CLUBES DA FLORESTA

Escola Gonçalo Sampaio
arrecadou primeiro prémio

A Escola E.B. 2/3 Professor Gonçalo Sampaio arrecadou o primeiro prémio no II Encontro Regional dos Clubes da Floresta que decorreu no Santuário do Sameiro – Braga, no dia oito de Maio.
O Clube da Floresta Chapim-real participou mais uma vez nos encontros que todos os anos são organizados pelo Prosepe - Projecto de Sensibilização e Educação Florestal. O encontro deste ano decorreu no Santuário do Sameiro - Braga e contou com cerca de trinta clubes da Floresta da região Norte. O tempo instável não constituiu um obstáculo, nem demoveu os elementos do Clube da Floresta Chapim-real, no empenho da prova realizada - um pedy-papper que decorreu num trilho entre o Bom Jesus do Monte e o Sameiro. Os       elementos do clube, constituídos por alunos do curso vocacional do segundo ciclo – HOP, dividiram-se entre  responder às questões do peddy-paper e recolher o lixo que encontravam pelo caminho, demonstrando, assim, um       elevado civismo durante o percurso. Este terminou no Santuário do Sameiro.
Foi o momento de visitar alguns Stands, nomeadamente o da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, o do instituto de Conservação da Natureza e Florestas – Sapadores florestais (ICNF) e o da Guarda Nacional Republicana (GNR). Estava na hora do almoço, era o momento de tirar o lanche do autocarro e encontrar um local aprazível. O motivo da conversa foi a classificação que o clube da floresta poderia obter na prova realizada.  A ansiedade estava em crescendo. Tínhamos que aguardar, ainda, pela cerimónia de encerramento onde seriam anunciadas as equipas melhor classificadas. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, que enalteceu o papel dos clubes da floresta em prole da proteção da floresta e prevenção dos fogos florestais. Os coordenadores dos clubes da floresta presentes foram convidados a subir ao palco, seguindo-se o anúncio dos clubes melhores classificados por ciclo de ensino. Após ter sido anunciado o terceiro e o segundo lugar a nível do segundo ciclo, chegou o momento pelo qual  tanto esperávamos – o Clube da Floresta Chapim-real tinha obtido o primeiro lugar.
Os alunos pularam de alegria com a classificação obtida. Uma vitória merecida e importante para estes alunos que vêem, assim, o seu percurso escolar valorizado e constituirá, decerto, um estímulo para o término do seu ciclo de estudos.