OBRAS DE REMODELAÇÃO OBRIGAM A MUDANÇAS

Destacamento e Posto da GNR 
funcionam em nova morada

As obras no edifício do Destacamento e Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, na Rua Dr. Custódio Silva, obrigaram a uma mudança de instalações. A partir de agora, os serviços do Destacamento e do Posto Territoriais de Póvoa de Lanhoso da Guarda Nacional Republicana (GNR) passam a funcionar em nova morada. As novas instalações da GNR localizam-se no edifício onde funcionou a fábrica ‘Carvitex’, na Rua Ponte de Pereiros, n.º 276, na vila da Póvoa de Lanhoso. Os contactos telefónicos não sofrem qualquer alteração.
A mudança de instalações deve-se às obras de remodelação e ampliação do quartel, um investimento superior a 300 mil euros, que deverá ficar concluído até ao final deste ano.
Estas obras de alteração e ampliação do quartel resultam do protocolo assinado entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no dia 9 de Dezembro de 2013. 
Dotar aquela força de segurança de instalações adequadas ao exercício da sua missão em prol das populações que serve é um dos objectivos da obra.

Compete à Câmara a execução da obra
No referido protocolo, ficou assente que compete à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso a execução do projecto e da obra, a concretização do investimento físico e a fiscalização da obra, com o pagamento da obra a ser da responsabilidade do Ministério da Administração Interna.
 “Este é um equipamento importante para garantir a manutenção dos meios humanos que diariamente nos transmitem maior segurança e, dessa forma, melhor qualidade de vida”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, por ocasião da celebração do protocolo com o Ministério da Administração Interna, na ocasião tutelado por Miguel Macedo, sublinhando que “a presença do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso é sem dúvida uma mais-valia, não apenas pelo facto de termos no concelho uma força de segurança com capacidade de resposta, mas também por termos aqui localizados vários serviços complementares, como a investigação criminal ou a protecção da natureza”.
“Vamos, sem dúvida, dar melhores condições aos militares para cum-prirem a sua missão. Vamos, certamente, garantir a presença deste destacamento na Póvoa de Lanhoso por muitos mais anos”, assegurou o presidente da câmara municipal.
A criação de uma rampa, permitindo o fácil acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao edifício do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso; a criação de condições para acolher militares do sexo feminino, nomeadamente ao nível dos vestiários e balneários; melhorar as condições de atendimento às vítimas de violência; a criação de um aparcamento coberto e de uma escada de escada de ligação vertical entre os vários compartimentos são algumas das melhorias a operar. A tudo isto, junta-se a melhoria do desempenho energético, a remodelação do atendimento; a criação de sanitários para pessoas com deficiência; e a remodelação no espaço interior do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso.