EUROPEAN BOCCIA CONTINENTAL CUP

Medalha de bronze para Domingos Vieira

O atleta paralímpico povoense Domingos Vieira esteve a nível excepcional na European Boccia Continental Cup, que decorreu em Barcelona (Espanha), de 01 e 04 de Abril, e contou com a participação de 130 atletas de elite, representantes de 23 países.
Em termos globais, a selecção portuguesa conseguiu 6 medalhas em todas as divisões da modalidade, só não o conseguindo na divisão de equipas.
Para além de Domingos Vieira, os Guerreiros do Minho estiveram representados por José Carlos Macedo, tendo como acompanhantes Américo Cunha e Roberto Mateus.
Domingos Vieira, esteve a um nível excepcional. O atleta do SC Braga, 16º do ranking mundial, não só ajudou o par BC4 nacional a arrecadar uma medalha de bronze, como conquistou outra a nível individual na mesma classe, tendo vencido atletas de ranking muito superior ao seu. Um atleta muito promissor, que alcança, depois de muito trabalho e de ser o n.º 1 no ranking nacional, o podium, pela primeira vez a nível internacional.
José Carlos Macedo (6.º ranking mundial) obteve medalha de bronze em pares BC3, sendo que para tal tiveram de vencer o par n.º 1 do ranking mundial, a Grã Bretanha na discussão para o 3.º e 4.º lugares. Na prova individual alcançou os 1/4 de final, tendo perdido o jogo contra o vence-dor da prova, o britânico Jacob Thomas. Assim, classificou-se em 8.º lugar entre os 36 participantes na classe BC3. Uma prestação conseguida de quem se espera sempre mais, dado o seu historial na modalidade, mas que se pode considerar como muito positiva.
Esta prova contou para o apuramento para os próximos Jogos Paralímpicos do Rio'2016, sendo uma das cinco provas internacionais disponíveis para pontuação durante este ano de 2015. Portugal conta estar presente na Polónia e na Grã-Bretanha para arrecadar mais pontos, os quais poderão ser suficientes para garantir a presença nas paralimpíadas do Brasil. As outras provas a realizar serão na Coreia do Sul e no Canadá. Em 2016 será realizado o Campeonato do Mundo, última prova pontuável, o qual terá um peso na pontuação superior às realizadas no ano de 2015.