Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio

Eco-Escolas e Ciência 
cativam os alunos

Nos dias 22 e 23 de Abril, a comunidade escolar da EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio celebrou o Dia Eco-Escolas e o Dia da Ciência. De entre as várias actividades que envolveram as comemorações, foram realizadas actividades experimentais com água, no laboratório de Físico-química, ministrada uma palestra intitulada ‘Água, ambiente e saúde’, pelo professor Joaquim Silva, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinada aos alunos do 9.º ano e o polivalente acolheu uma exposição alusiva à poupança de água. A química da água e a sua qualidade, bem como a relação da água com a qualidade ambiental e a saúde humana, foram alguns dos temas abordados.
 Nas piscinas municipais, alguns alunos do 5.º,7.º e 8.º ano realizaram jogos com água tendo sido esta uma forma divertida de valorizar a água.
Fátima Matos, coordenadora do Programa Eco- Escolas, revelou que as comemorações envolveram, ao longo dos dois dias, cerca de 300 alunos.
“Estas iniciativas para mim são sempre muito boas e para os alunos são excelentes porque é uma forma diferente de adquirirem aprendizagens sem ser em contexto de sala de aula. É uma forma “divertida”, diferente, de os motivar para estas questões ambientais”, explicou a professora Fátima Matos.