EDITORIAL

Armindo Veloso




  

De Excelência

Tenho amigos meus que me dizem que eu me exponho demasiado em alguns textos que escrevo no Maria da Fonte.
Não me incomodo com isso e não vou mudar.
Porquê mudar se o Maria da Fonte é o meu jornal, se este canto de papel é o meu canto de papel e se os milhares  de assinantes e muitos mais leitores os encaro como meus amigos?
Há nove anos atrás fiz uma “via-sacra” devido a um tumor que me apareceu no cólon. Cumpri escrupulosamente todas ‘as estações’ e cheguei ao final vencedor. Todos os exames médicos diziam: venceste!
Fui tratado exemplarmente por todos, repito, por todos, os intervenientes no hospital público de Braga particularmente nos serviços de oncologia chefiados pelo doutor Rui Nabiço. Não tive um único defeito ou critica a fazer. Que grandes profissionais.
Quis o meu fado que há poucos meses me tenham diagnosticado um novo tumor. Agora no pâncreas.
Fiz quimioterapia prévia no hospital de Braga, agora parceria público-privada e continuo com a mesma opinião que tinha do velho S. Marcos.
Por várias razões fui operado no hospital de S. João no Porto por uma equipa notável de cirurgiões capitaneada pelo doutor José Costa Maia.
Todos os procedimentos prévios e vários contactos feitos com profissionais deste hospital foram  sem mácula. Pós cirurgia, dezenas de colaboradores do hospital me contactaram: Impecáveis.
Moral da história: ou eu tenho tido muita sorte ou o sistema público de saúde em Portugal é simplesmente de se lhe tirar o chapéu.
Sabemos todos que em determinados serviços como por exemplo as urgências, com picos epidémicos do tipo gripe, ou outros, há sempre problemas e pessoas que ficam descontentes. Agora, no que é fundamental ou seja nos tratamentos de doenças graves, é desses que tenho grande experiência, o nosso sistema de saúde é do melhor.
Gostava tanto de ver uma vez que fosse uma reportagem de TV acerca da excelência do nosso sistema de saúde.


Até um dia destes