OBRAS DE CONSTRUÇÃO ESTÃO NA RECTA FINAL

Presidente da Câmara
visitou Centro Interpretativo

Já estão na recta final as obras de construção do Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF), no Largo António Lopes, na vila. No dia 1 de Abril, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e o seu executivo visitaram as obras.  Ma-nuel Baptista visitou os novos espaços que estão a surgir nos edifícios contíguos ao Theatro Club, os quais vão albergar o CIMF.
Recorde-se que o projecto do CIMF, promovido pela Câmara Municipal é cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, que conta com um investimento elegível de 1.736.502,18€, ao qual corresponde a comparticipação comunitária de 85% no valor de 1.476.026,85€.
“A Póvoa de Lanhoso é considerada, em termos históricos e bibliográficos, a “Terra da Maria da Fonte” pelo que a Autarquia pretende consolidar esta imagem irreversível desse ícone da história de Portugal, que importa salvaguardar, assumir e rentabilizar cultural e turisticamente”, refere a autarquia.

CIMF – Espaços funcionais e distintos dão corpo ao projectoDe acordo com a autarquia, o Centro Interpretativo Maria da Fonte irá concentrar publicações, estudos e documentos que caracterizam a particularidade da Póvoa de Lanhoso no desenvolvimento do Liberalismo Português, com recurso a soluções digitais, pretendendo-se que possa vir a assumir-se como um importante núcleo de estudos deste período da história de Portugal. A par da formação de um centro de estudos e documental, o Centro Interpretativo deverá assumir outras valências ligadas ao mesmo assunto, nomeadamente de exposições temáticas, permanentes, temporárias e itinerantes; de serviços educativos transversais aos diversos níveis de escolaridade e etários; de investigação; de artes plásticas, representação e música; de conferências e publicações de divulgação e sensibilização.
“A distribuição das zonas principais foi pensada de forma a garantir uma boa funcionalidade de todo o espaço de Centro Interpretativo, uma vez que são dois edifícios independentes, que não estão fisicamente em contacto e que se encontram inseridos em Zona Especial de Protecção do Theatro Club e incluídos no Conjunto de Interesse Municipal – Largo António Lopes”, adiantam.
Este equipamento irá incluir diferentes espaços e funções organizados por área documental; área expositiva/divulgação/visitação; área administrativa; e área de apoio a expressões dramáticas, musicais e outras.
Recentemente formalizada a criação da Academia de Música Maria da Fonte, esta também irá funcionar enquanto pólo do Conservatório de Música de Barcelos, a partir das condições criadas no espaço do Centro Interpretativo.