Misericórdia

Contas aprovadas
por unanimidade

Foi aprovado, por unanimidade, a 27 de Março, o Relatório de Actividades e Contas de 2014 da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
De acordo com os documentos apresentados pela Mesa Administrativa, liderada pelo Provedor Humberto Carneiro, a instituição terminou o exercício do ano em análise com um resultado positivo.
Em termos de actividades, o ano de 2014 foi um marco na história da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. No ano transacto, de entre outros projectos e iniciativas, foi lançada a primeira pedra nas obras de ampliação e remodelação do Hospital António Lopes, num momento que se afirma como um marco de progresso e crescimento desta valência e dos serviços por ela prestados, numa perspectiva de mais qualidade e melhores condições de trabalho. A par disso, a instituição prossegue com a implementação da norma de serviço social EQUASS que, para além de um reforço ao Sistema de Gestão de Qualidade já implementado e certificado pela norma ISO 9001:2008, destaca-se por um tratamento mais individualizado com a definição de um Plano Individual por utente assente nas necessidades e expectativas manifestadas pelo utente ou pelos seus familiares, objectivando a melhoria da Qualidade de Vida do mesmo; a implementação de um Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho; e a criação do Coro de funcionários e irmãos da Misericórdia, promovendo um espírito de convívio e partilha entre funcionários. “A variedade de respostas que oferece e a preocupação que mantém em tentar responder àqueles que mais necessitam, é algo que nos caracteriza”, adiantam os responsáveis da Misericórdia, apontando que “em 2014 acedemos a mais de 70% dos pedidos de redução de mensalidade nas nossas valências de infância e verificamos que mais de 30% dos utentes da ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, não pagam complemento familiar”.
A par disso, a instituição mantém os protocolos no âmbito do FEAC - Fundo Europeu de Auxilio às pessoas mais Carenciadas, que permitiu distribuir alimentos a mais de 700 pessoas e a Cantina Social que, em 2014, distribuiu mais de 33.000 refeições aos concidadãos mais carenciados.
“Isto reflecte-se no resultado do Inquérito à Comunidade, medida avançada em 2014, onde 82% dos inquiridos considera que a Santa Casa é uma instituição importante no concelho e 96% recomendaria os nossos serviços a outras pessoas. Em suma, pode-se afirmar que, com o espírito de missão que norteia a gestão desta instituição quase secular, vamos conseguindo levar a bom porto o nosso barco cumprindo com a nossa missão e dando resposta aquilo que são as debilidades da comunidade que nos envolve e para a qual existimos”, destacam os responsáveis.
Na referida Assembleia foi também aprovada a proposta de aquisição de um prédio rústico denominado ‘Veigas’ sito na Rua da Misericórdia, na vila.