FESTAS DE S. JOSÉ MARCADAS PELA BELEZA

 Procissão foi momento
alto dos festejos

A procissão em honra de S. José, com a presença dos andores dos santos padroeiros das freguesias de concelho, continua a ser um dos momentos altos das festividades concelhias. Na tarde do dia 19 de Março, feriado municipal, as principais artérias da vila encheram-se de gente para acompanhar o acto religioso. A beleza do cortejo, com os andores adornados com flores naturais, continua a encantar.
Pelo centro da vila desfilaram 31 andores embelezados com flores naturais. Aos 29 andores dos santos padroeiros das paróquias do concelho da Póvoa de Lanhoso juntou-se o andor do Menino Jesus e o andor do padroeiro S. José.
O principal dia dos festejos ficou marcado pelo bom tempo, com S. Pedro a juntar-se à festa e a proporcionar um dia de sol.
Aos vários andores, juntou-se o poder religioso, o poder civil, com os presidentes da Assembleia Municipal e Câmara Municipal, assim como deputados e vereadores daqueles órgãos, Juntas de Freguesia, Confrarias, grupos desportivos, associações e IPSS’s do concelho. Naquela tarde, o concelho da Póvoa de Lanhoso reuniu-se no centro da vila e o povo saiu à rua para apreciar a passagem da procissão.
O andor de S. José foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, num momento que contou também com guarda de honra ao santo padroeiro. A tudo isto, juntaram-se os quadros bíblicos, as figuras alegóricas e os escuteiros do concelho.
A beleza dos andores cativou os presentes. Maria Lúcia veio do concelho de Guimarães e ficou admirada com a beleza da procissão. “Nunca aqui tinha vindo. Uma amiga falou-se das festas e resolvi vir aqui. Não me arrependo pois é uma procissão muito bonita. Gostei de tudo e é uma procissão bem organizada”, disse esta vimaranense. José e Isaura Cunha vieram do concelho de Braga e também eles concordaram que está é uma procissão muito bonita. “Gostamos mui-to e os andores estavam muito bonitos. Não é a primeira vez que cá vimos. Chegamos no final do almoço. Já demos uma volta pela vila e agora estivemos aqui sentados a ver a procissão”, revelou José Cunha.