EVENTO ATRAIU MILHARES DE PESSOAS

Concelho viajou no tempo 
com o desfile histórico 
e etnográfico

O  concelho da Póvoa de Lanhoso viajou no tempo. No último dia das festas de S. José, no Domingo, dia 22 de Março, as principais artérias da vila povoense receberam o cortejo histórico e etnográfico. As freguesias do concelho saíram à rua e presentearam o público com a evolução histórica do concelho. Foi um verdadeiro retrocesso no tempo, com os povoenses a recriar momentos que marcaram as Terras da Maria da Fonte. A ‘viagem’ passou pela Pré-história, Neolítico, Idade do Ferro, a Romanização, a Idade Média e a fundação da Nacionalidade, não esquecendo factos e figuras que fazem parte da nossa história, como a Revolta da Maria da Fonte e o 25 de Abril.
Martim Moniz, a Maria da Fonte, Maria Paes Ribeiro – a ‘Ribeirinha’ e Gonçalo Sampaio foram algumas das figuras do concelho trazidas ao desfile histórico e etnográfico. A tudo isto, juntaram-se os brasileiros de torna viagem, a filigrana e os ourives ilustres, os romeirinhos de Nossa Senhora do Porto d’Ave, o Santuário de Nossa Senhora do Pilar, a evolução das formas de iluminação, a evolução do traje e os regimes políticos portugueses.
Às freguesias e União de Freguesias do Concelho juntou-se o quadro apresentado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, com a representação da pré-história, num momento que reuniu mais de 400 figurantes. Zé Amaro apadrinhou o evento e marcou presença no festejo, ao lado de Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de La-nhoso, de Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais e de Armandina Machado, presidente da Junta de Freguesia de Vilela, integrando o quadro apresentado por aquela freguesia, que trouxe ao desfile os regimes políticos portugueses.
Nas ruas, travaram-se ‘lutas’, enterraram-se os ‘mortos’, assistiu-se ao desfilar dos nobres, à passagem dos vários governantes que marcaram a história política do país e de figuras da terra, num belo quadro que embelezou o  último dia das festividades, num momento carimbado pelo sucesso.