EDITORIAL

Armindo Veloso




 
“Atrás de mim virá 
quem de mim 
bom fará” 

Sempre achei António José Seguro um homem aguerrido, bem falante, assertivo na maioria dos casos quando fazia oposição ao governo mas nunca deixei de o ver como um jovem, que conheci enquanto tal, mas com poucas hipóteses de ser um estadista.
Poder-me-ia ter enganado caso António José Seguro tivesse tido a oportunidade, legítima, de disputar as próximas eleições legislativas e as ganhasse. Aí, quem sabe o cargo fizesse o homem e o homem virasse estadista.
Aconteceu, mais coisa menos coisa isso com Passos Coelho. Conheci-o enquanto jovem da JSD e nunca me passou pela cabeça que aquele então rapazinho fosse hoje, concordando-se com ele ou não, um estadista.
Uma vez que as facas longas deram cabo da carreira política, pelo menos para os próximos anos, de António José Seguro, apareceu o salvador da Pátria, António Costa.
António Costa é uma boa pessoa, não tenho dúvida. António Costa é um bom presidente da Câmara de Lisboa. António Costa foi um bom ou razoável ministro nas mais variadas pastas que desempenhou. António Costa foi um excelente número dois.
Agora, ai agora que ‘elas mordem’ e que é a cabeça da oposição tem-me desiludido amiúdas vezes. Tanto na postura como nas contradições e omissões permanentes que tem caído nas variadas intervenções.
António Costa está longe de poder vir a ser um bom Primeiro Ministro. Começou logo por nomear Ferro Rodrigues para líder parlamentar. Mete dó ver um homem como Ferro Rodrigues, não estando em causa as suas qualidades que as tem, a ler umas cabulazitas que lhe vão dando para responder ou ripostar ao Primeiro Ministro nos debates quinzenais para além de mostrar uma imagem do passado.
Será que julgam que o povo anónimo não dá por esses por-maiores?
A liderança da bancada do PS necessitava de um jovem adulto bem preparado e que respondesse taco-a-taco a Passos Coelho com “improvisos bem preparados”.
Por sua vez as sondagens vão dando números próximos dos do passado com a anterior liderança.
Já haverá sótão conspiratório? Se não há é porque já não há tempo para mudanças.
Atrás de mim virá quem de mim bom fará. Lembrará todos os dias António José Seguro.

PS- Há meses atrás falei aqui de um nome que para mim daria um óptimo Presidente da República: Guilherme de Oliveira Martins.
Fico contente e honrado por alguém, Lá em baixo na ‘corte’, terem dado por ele.

Até um dia destes