Escola EB 2, 3 Prof. Gonçalo Sampaio

Alunos e professores 
contra o racismo

No dia 20 de Março, na E.B. 2,3 Professor Gonçalo Sampaio assinalou-se o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial. Esta acção, que envolveu toda a comunidade educativa desta escola, foi uma iniciativa do PAPES (Programa de Apoio à Promoção da Educação para a Saúde), do Gabinete do Aluno e do SIGO (Serviço para a Igualdade de Género da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso).
A iniciativa do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi uma excelente oportunidade para sensibilizar alunos, professores e funcionários, relembrando o impacto nefasto do racismo nas comunidades e na sociedade em geral. “O racismo compromete a paz, a segurança, a justiça e o progresso social. É uma grave violação dos Direitos Humanos e as escolas devem, por isso, assumir-se como meios de promoção da inclusão, do diálogo, do respeito e da tolerância”, dão conta os responsáveis pela iniciativa. 
 Com este objectivo, todas as turmas da E.B. 2,3 Professor Gonçalo Sampaio participaram na construção de um mural que simbolicamente representa o todo que se constrói com a individualidade e com as diferenças de cada um.
Os delegados ou subdelegados das diferentes turmas do 2.º e 3.º ciclos manifestaram a sua posição “dando a mão contra o racismo” na construção de um “coração multicolor“ que simboliza a paz e a harmonia, na diferença.
Alunos e professores receberam informação preparada pelo SIGO e participaram nesta iniciativa que pretendeu, essencialmente, despertar em cada um a necessidade de eliminar o racismo e o preconceito.
 A Escola E.B.2,3 Professor Gonçalo Sampaio deu, desta forma, o seu contributo para a construção de uma comunidade mais tolerante e inclusiva.