Concurso Literário António Celestino

Já são conhecidos 
os grandes vencedores

Já estão entregues os Prémios do Concurso Literário António Celestino. Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária são os objetivos desta iniciativa, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove e organiza, numa parceria entre o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.
Esta cerimónia contou com a presença especial da professora Conceição Oliveira, carinhosamente tratada por Sãozinha, que foi a companheira durante anos de António Celestino.
Instituído há alguns anos pelo Município da Póvoa de Lanhoso, o Concurso Literário António Celestino é uma justa homenagem a um artista das letras das Terras de Lanhoso, António Simões Celestino da Silva, poeta, escritor e amante das artes, falecido em 2013. 
A cerimónia contou com entrega de certificados de participação a todos os concorrentes e com a animação musical de dois jovens, Ângelo Fernandes e Cristiana Fernandes. E envolveu ainda a apresentação de pequenos excertos dos trabalhos vencedores em cada categoria.
“Na semana em que damos destaque ao trabalho concelhio desenvolvido ao nível da educação, como seja a semana da leitura, é justo que publicamente se reconheça o esforço diário de todos os agentes educativos locais no sentido de disponibilizar aos nossos jovens o acesso a um serviço de educação de qualidade”, referiu a vice-presidente da Câmara Municipal e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
Armando Fernandes adiantou ainda que “é com este objectivo que pretendemos começar a trabalhar de mãos dadas com a rede concelhia de bibliotecas escolares. Haverá necessidade de fazer adaptações ao regulamento do concurso, haverá necessidade de começar a abordar eventuais patrocinadores, mas se todos quisermos que isso aconteça, estou certo que conseguiremos”.
 Presente na cerimónia esteve ainda a diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues Sousa Dias, que, de entre outras considerações, felicitou a Câmara Municipal “por mais uma iniciativa promotora do livro e da leitura”, salientando que um bom aluno tem que ler e escrever “correctamente”. O director do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, José Ramos Magalhães, também interveio, referindo, pretender apenas “homenagear aqueles que tiveram a ousadia de se aventurarem nesse trabalho que é a escrita. Nos tempos que correm é muito difícil as escolas motivarem os alunos para escrita”.