MOMENTO DE ENCONTRO E DE PARTILHA

Ex-combatentes
reuniram-se em convívio

Foi um dia de reencontro e de partilha de história. No dia 28 de Março, os ex-combatentes do concelho reuniram-se naquele que foi o 4.º convívio. César Malaínho foi o organizador do encontro deste ano, que decorreu na freguesia de Fontarcada. Com encontro marcado para as 11h30, os ex-combatentes foram-se concentrando junto ao Mosteiro de Fontarcada, onde aí foi celebrada a Eucaristia, pelo padre Fernando Eurico. No decurso da celebração religiosa, foram recordados os combatentes já falecidos, em especial os naturais daquela freguesia.
“Estes encontros são sempre muito importantes. Hoje, também estamos aqui a recordar os vossos companheiros que lutaram na Guerra do Ultramar e faleceram lá. Vós, conseguiste vencer apesar das dificuldades”, salientou o padre Fernando Eurico, revelando que o encontro é um momento para “recordar momentos de êxito, de alegria mas também de dificuldade”.
Foi o reviver de amigos e o reavivar de memórias. Recordaram-se os momentos marcantes vividos pelos combatentes no teatro de guerra mas também as alegrias vividas aquando do combate pela Pátria.
Depois da eucaristia, os participantes rumaram ao cemitério de Fontarcada, onde aí foi prestado homenagem aos dois combatentes falecidos daquela freguesia, com o depositar de um ramo de flores.
Estes encontros são necessários e benéficos para nós não nos esquecermos daquilo que passamos”, revelou o organizador deste ano, César Malaínho, apontando que, no seu caso, esteve sempre embarcado, pertencia à Marinha, tendo estado 14 meses em Angola, 16 meses em Moçambique, 8 meses em Cabo Verde, 3 meses na Guiné e 3 meses em S. Tomé e Príncipe.
“Por isso, corri as províncias todas. O nosso serviço além de patrulhar a costa era o transporte de militares de outras forças armadas. Pessoal aqui da Póvoa de Lanhoso comigo não esteve ninguém embarcado. Não estava lá ninguém aqui destes lados. Assentei praça em 1962”, acrescentou ainda César Malaínho.
De ano para ano, o encontro de ex-combatentes tem cada vez mais participantes. Dos 25 a 30, no primeiro ano, são agora 70 os participantes neste convívio de ex-comba-tentes, com a organização a pretender que o número aumente de ano para ano.
Para o próximo ano, o Dr. Augusto Freitas, de Monsul, já se disponibilizou para organizar o encontro, caso não surja um voluntário.