Póvoa de Lanhoso

Câmara dá continuidade   
a campanha arqueológica

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entregou, no passado dia 28 de Fevereiro, certificados aos cerca de 30 voluntários que participaram na escavação arqueológica da villa romana de Lanhoso. Esta entrega decorreu no edifício da Junta de Freguesia de Lanhoso.
Estes trabalhos, que envolveram aproximadamente 30 voluntários, decorreram em Agosto do ano transacto e permitiram colocar a descoberto, ainda que de forma parcial, algumas ruínas arqueológicas, algo há muito ambicionado pelos Lanhosenses.
Além desta cerimónia, houve oportunidade para fazer um balanço dos trabalhos que se realizaram no já referido sítio arqueológico, bem como para lançar as bases para a próxima campanha de trabalhos, que se desenvolverá entre 23 de Março e 2 de Abril (férias da Páscoa), das 14 às 18 horas.
Durante estas duas semanas, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de Lanhoso pretendem retomar os trabalhos encetados no ano transacto, de forma a adiantar o processo de escavação desta villa romana, para que, em Setembro de 2015, seja possível iniciar o processo de musealização restituindo, assim, a dignidade necessária a um monumento que se revelou importante no contexto da romanização do concelho da Póvoa de Lanhoso.
"O nosso objectivo é concluir no final do verão deste ano os trabalhos arqueológicos e proceder à musealização do espaço. Por isso é que vamos avançar com um período adicional de escavações nas férias de Páscoa. E fazemo-lo porque podemos contar com a disponibilidade de uma equipa de voluntários muito empenhada e competente e com a indispensável parceria da Junta de Freguesia de Lanhoso", refere o Vereador para a Cultura da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.