EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio

 Mostra educativa e formativa
orienta alunos na sua escolha

A Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, na vila da Póvoa de Lanhoso, acolheu, a 4 de Março, uma mostra formativa e educativa. No evento, dirigido aos alunos do 9.º ano, marcaram presença escolas profissionais, escolas secundárias e outras entidades, como a GNR (Destacamento da Póvoa de Lanhoso), a PSP (Comando Distrital de Braga), os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Informar os alunos dos cursos que os estabelecimentos de ensino têm disponíveis foi um dos objectivos da iniciativa. Esta mostra formativa e educativa insere-se na orientação escolar e profissional dos alunos, conforme explicaram as docentes Alexandra Cristina e Carina Marques, que integram o serviço de Psicologia do Agrupamento Gonçalo Sampaio.
“Nesta fase, ainda estão indecisos quanto às suas escolhas. Esta é mais uma actividade que lhes permite obter mais informações. Só decidem mais no final do ano quando chega a hora do preenchimento das matrículas”, revela a professora Alexandra Cristina.
“Há alguns anos, os alunos escolhiam o que gostavam. Agora, muitos se questionam quanto à empregabilidade. Têm que aliar um pouco os interesses pessoais e profissionais, que vamos explorando nas sessões que fazemos com eles, e depois tentarem coadunar com as ofertas que existem”, explicou a professora Carina Marques.
Neste momento, e considerando aquilo que vamos conhecendo dos alunos, os cursos profissionais começam a ser uma das maiores escolhas. Só quem já tem noção de que quer prosseguir estudos, de que quer ir para a Universidade, é que se decide mais pelas ciências e tecnologias, pelas línguas e humanidades. Podemos dizer, talvez, que 60% dos alunos opta pelo ensino profissional e 40% pelo ensino geral.