Armando Fernandes vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

As festas de S. José
são uma montra concelhia

A edição 2015 das Festas de S. José já está em marcha na Póvoa de Lanhoso. O rigor orçamental
é tónica do executivo municipal, contudo a diversidade é cada vez maior. Um facto que se deve
“à riqueza associativa do concelho” e, como tal, são as associações que assumem o papel principal neste evento”.
O vereador da cultura da Câmara Municipal, Armando Fernandes, em entrevista ao ‘Maria da Fonte’, aponta enormes expectativas para “a noite da juventude” e também para “o cortejo etnográfico”.

A aposta na ‘prata da casa’ continua a manter-se no programa das festas de S. José. Tem sido uma receita de sucesso?
Armando Fernandes -  Sem dúvida. Se não formos nós, responsáveis políticos, a valorizar os nossos grupos, as nossas associações, as nossas colectividades, quem os vai valorizar? Temos tido a preocupação de elaborar um programa das festas a pensar nos povoenses e no seu envolvimento…

O programa deste ano conta com um orçamento inferior ao ano passado, em cinco mil euros. É importante esta preocupação?
AF - Essa é uma preocupação que está sempre presente em tudo aquilo que fazemos. Mas não é a primeira preocupação. A primeira é elaborar um programa de qualidade, que agrade aos povoenses… Mas devemos ter em conta que os tempos que vivemos são de contenção e rigor. E não devemos esbanjar recursos públicos quando temos possibilidade de manter a qualidade do cartaz com custos mais reduzidos…


Mesmo com essa redução, a qualidade mantém-se?
AF - Sem dúvida. E este ano é mais um exemplo disso mesmo… Conseguimos aportar para o nosso programa das festas um conjunto de actividades que não têm custos ou se os têm são meramente residuais. E falo, por exemplo, da cerimónia de encerramento do Concurso Nacional de Teatro, das comemorações do Dia Municipal do Teatro, da concentração de carochas… Além disso, as festas de S. José são uma ‘montra’ concelhia e para para muitos artistas. E não é por acaso que a banda ‘Flash Show’, uma banda de grande qualidade, vai estar connosco no dia 21 à noite a custo zero…

A procissão, com os andores dos santos padroeiros, são já uma imagem de marca e uma aposta ganha…
AF - Esta foi, de facto, a grande “revolução” das festas de S. José dos últimos anos, graças a uma feliz ideia do presidente Manuel Baptista… Os andores com os padroeiros, decorados com flores naturais, são efectivamente uma imagem de marca das nossas festas. E vêm milhares foras-teiros no dia 19 de Março à Póvoa de Lanhoso em busca dessa beleza, única na nossa região…

Quais as principais novidades deste ano?
AF - A principal novidade do programa das festas deste ano é a ‘noite da juventude’, na próxima sexta-feira, dia 20. Este é mais um bom  exemplo das parcerias que vamos fazendo com as colectividades locais. Para a organização deste evento contamos com a Associação Cultural da Juventude de Valdemil, com a Associação Juvenil de Campos e com a Associação de Jovens Emilianos…

Que momentos destaca do programa festivo?
AF - O programa das festas abarca um conjunto de actividades a pensar na diversidade de públicos. Os primeiros dois dias foram direccionados para o desporto. No dia 18 temos a noite solidária, numa parceria com a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, que este ano nos vai brindar com um espectáculo de Augusto Canário e sua banda. A majestosa procissão em honra de S. José é sempre um momento único, no dia principal das festas. E o cortejo histórico e etnográfico, no domingo, dia 22, será outro momento a destacar…

Tal como no ano passado, a ‘noi-tada de S. José’, a 18 de Março, tem um cariz solidário, sendo organizada pela AADVDB. Qual o objectivo?
AF - No ano passado lancei o desafio ao meu amigo Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, para que fosse ele a organizar a animação da principal noite das festas. E foi um grande sucesso. O objectivo passa por proporcionar a esta associação a possibilidade de contratar artistas por um “cachet” inferior ao subsídio que a Câmara Municipal lhe atribui. Com esta parceria ganha a Câmara, porque consegue manter o custo sem baixar a qualidade, ganha a associação, porque consegue um bom cabeça de cartaz por um valor inferior ao subsídio que recebe da autarquia e ganha o público, porque usufrui de um bom espectáculo ao qual está subjacente uma lógica solidária…

O que pode adiantar sobre o cortejo histórico e etnográfico deste ano?
AF - Sem querer revelar pormenores, porque os intervenientes não me perdoariam, estou convencido que o cortejo deste ano vai superar todas as expectativas… Estarão representados 22 quadros da nossa histó-ria, desde a idade da pedra até à era moderna, para a concepção dos quais contamos com a participação de 21 das 22 Juntas de Freguesia. Apenas a junta da União de Freguesias de Campos/Louredo se recusou a parti-cipar neste evento... E face a essa recusa decidimos convidar uma asso-ciação local por entendermos que seria uma lacuna muito grande esta freguesia não estar representada num momento ímpar das nossas festas. Posso adiantar que vão participar, como figurantes, cerca de 300 pessoas. O cantor Zé Amaro aceitou o nosso convite para apadrinhar o cortejo deste ano e irá ter um momento de destaque. Muito embora não vá cantar…

Que impacto têm as festas no comércio local?
AF - Este é sempre um momento muito esperado pelos comerciantes povoenses para facturarem um pouco mais… A informação que nos vai chegando é muito positiva, a este nível…

Para além do programa religioso e profano, a gastronomia, com o Cabrito à S. José, é também um atractivo…
AF - Sem dúvida. Este é um prato que tem um sabor especial nesta altura do ano. Faz parte da nossa tradição. No fim-de-semana passado decorreu um evento denominado “fim-de-semana gastronómico” onde o cabrito à S. José e as rochas do Pilar dominaram as ementas dos restaurantes aderentes. E este evento foi divulgado no âmbito da agenda da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal…

O que pode encontrar quem visita a Póvoa de Lanhoso por estes dias?
AF - Quem visita a Póvoa de Lanhoso nesta altura pode encontrar muita animação e uma variadíssima programação festiva. Além disso encontra um território singular, dominado pela excelência das suas paisagens e pelo seu património edificado que é único. Mas permito-me relevar a forma acolhedora como os povoenses sabem receber…

Quer deixar um convite…
AF - O primeiro convite é para os povoenses, para que não deixem de participar em todos os momentos das suas festas. Àqueles que não são povoenses mas que gostam de festas populares onde se alia a cultura ao  desporto, a etnografia à música, a religiosidade ao profano, o desafio a que nos visitem…