Utentes das IPSS’S e Centros de Convívio

Festa de Carnaval 
animou seniores do concelho

A Câmara Municipael da Póvoa de Lanhoso organizou, no dia 13 de Fevereiro, a Festa de Carnaval para os utentes das IPSS’s e Centros de Convívio do Concelho. As instituições responderam ao convite da autarquia e o Narcisu’s Eventos, em Fontarcada, encheu-se de cor, brilho e muita animação. Estava lançado o repto para uma tarde divertida, com os utentes vestidos a preceito.
Depois do desfile de cada grupo participante, seguiu-se um animado baile de Carnaval, com os mais velhos a viver de forma entusiasta o momento.
Dirigindo-se aos presentes, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, agradeceu ao Narcisu’s Eventos pela cedência do espaço, assim como às IPSS’s e Centros de Convívio pelo trabalho e dedicação, assim como a forma carinhosa como todos tratam os utentes.
“É com muito carinho que registo esta amabilidade e esta afectibilidade”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, dizendo que “é uma alegria estar com vocês”.
Manuel Baptista não deixou de comentar os episódios que têm marcado os últimos tempos. “Tenho sido humilhado, tenho sido muito maltratado por algumas pessoas do concelho”, disse o autarca, agradecendo o apoio e a confiança dos povoenses. “Podem acreditar em mim. O maior património que tenho é o no-me da minha família”, disse ainda Manuel Baptista.

Utentes divertiram-se
Maria Odete Silva, de 75 anos, reside em Verim e para além de frequentar as actividades do centro de convívio da sua freguesia frequenta também o Centro Comunitário de Monsul, da Associação em Diálogo. Neste Carnaval, acompanhou os utentes do Centro Comunitário, que dando corpo ao tema deste ano – A Evolução dos Trajes, vieram trajados de acordo com os anos 60.
Os utentes ajudaram na confecção das roupas e Odete Silva afirma que se divertiram muito e que foi simples de fazer. Revelando estar a divertir-se muito com a Festa de Carnaval, Maria Odete Silva conta ao ‘Maria da Fonte’ que ensaiaram três vezes a dança que apresentaram na Festa de Carnaval.
“Quando era jovem não havia nada como isto. Gosto das festas. Venho a todas. Só se não puder. Enquanto for viva e puder, venho sempre”, disse ainda Odete Silva.
Tal como Maria Odete Silva, também Helena Torres, do Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso, estava a divertir-se na Festa de Carnaval.
“Estou a achar muito boa. Está a ser divertido. Dá para esquecer as coisas da vida e divertir-se”, revela Helena Torres, que tem marcado presença nas várias festas dirigidas aos utentes dos Centros de Convívio e IPSS’s. Também os utentes do Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso ajudaram na confecção das roupas, e o momento foi também de diversão. Helena Torres vem a todas as festas dirigidas à população sénior.
“Sou dona de casa e estes bocadinhos são tão bons para aliviar a cabeça, para conviver. Aprendemos muita coisa”, adianta Helena Torres.