Vila foi tomada por uma verdadeira multidão

Histórias infantis inspiraram 
desfile da Misericórdia

A vila da Póvoa de Lanhoso encheu-se de gente para assistir ao desfile da Misericórdia, na passada Terça-feira, dia 17, dia de Carnaval. O bom tempo ajudou à festa e o centro da vila recebeu uma verdadeira multidão. As histórias infantis foram o mote para um desfile em que as crianças foram as estrelas da festa. Aos mais pequenos, das valências de Infância da Misericórdia, juntaram-se os utentes seniores (Lar, ULDM e Hospital), assim como colaboradores, um grupo de pais, e vários povoenses que, de forma espontânea, associaram-se ao desfile. O grupo de percussão de Vilela e a Escola de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso marcaram presença no desfile.
Pelas principais artérias da vila, passaram, de entre ou, os personagens do Peter Pan, da Alice no País das Maravilhas e do Capuchinho Vermelho, não faltando os smurfs, os piratas e os príncipes, os espantalhos, a Pocahontas, os cowboys e os índios e os caretos.
Foi um desfile de cor e magia, num momento alto dos festejos carnavalescos no concelho da Póvoa de Lanhoso. O desfile das valências da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso é já uma tradição e realiza-se há mais de quinze anos, de acordo com alguns colaboradores da instituição.
Das mãos e da criatividade das colaboradoras da instituição saíram mais de duzentas criações, num desfile que atrai cada vez mais curiosos às Terras da Maria da Fonte.

Povoenses maravilhados
Domingos Matos e a esposa Alcinda Coelho vieram de Monsul para assistir ao desfile. Costumam vir todos os anos. “É muito bonito. É muito grande e muito concorrido. É um desfile com qualidade e estava muito bonito. O que mais gostei de ver foram as crianças”, revelou Domingos Matos. Ambos são unânimes em afirmar que é preciso manter a tradição e não deixar acabar um desfile como este, não deixar terminar os usos e costumes.
João Armindo Cunha, emigrante em França há longos anos e com residência em Ferreiros, viu pela primeira vez o desfile de Carnaval.
“Gostei. Foi muito bonito. Tinha a minha neta a desfilar e por isso é que viemos cá. Gostei do ambiente. As crianças iam muito bonitas”, revelou este povoense.
Sentada junto ao Largo António Lopes estava Ana Maria Dias da Cunha, residente na vila da Póvoa de Lanhoso. “Foi muito lindo. Gostei. O concelho devia juntar-se todo e fazer um desfile conjunto. Gostei muito de ver as crianças e os velhinhos. Neste dia, devia ser feriado para dar oportunidade a todas as pessoas, para que pudessem assistir ao desfile”, disse.

tros