Iniciativa da Biblioteca Municipal

Bookface - este livro
é a minha cara

Durante o ano de 2015, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, em colaboração com os leitores, uma actividade mensal designada ‘Bookface - este livro é a minha cara’.
De acordo com a Câmara Municipal, esta iniciativa pretende a divulgação de obras e de autores através de um jogo de esconde/mostra com os leitores da biblioteca e os livros a divulgar. Os leitores darão corpo e os livros a cara, literalmente.
“O objectivo principal do município é a promoção do gosto pela leitura. E, hoje em dia, é importante que encontremos formas diferentes de cativar, sobretudos os mais jovens, para a leitura de livros”, começa por salientar o vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
As obras e os leitores seleccionados só serão divulgados no próprio mês da exibição. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso agradece aos leitores da Biblioteca Municipal que aceitaram participar nesta iniciativa, pois sem eles, a mesma não seria possível. “Aquilo que procuramos fazer é estreitar a relação entre o livro e o leitor. As pessoas, hoje em dia, têm uma vida muito preenchida.     E a leitura de livros não faz parte das suas prioridades. Preferem ler aquilo que vai passando nas redes sociais ou a imprensa. Mas, quando encontram um livro com o qual se identifiquem, a disponibilidade para a leitura tende a aumentar”, argumenta o mesmo responsável.
Esta foi, portanto, uma forma divertida de aproximar os leitores aos livros. Eles têm que pegar neles, observar a capa para saber se se coaduna com o seu espírito - no fundo eles vão entrar numa espécie de simbiose!  - e, ao fazer isto, eles lêem o título do livro assim como vêem o nome do autor e isto pode levar a uma vontade de saber mais, tanto sobre o assunto como sobre o escritor.
A Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso terá mensalmente um título em destaque para esta rúbrica, criando um painel sempre renovado de fotos dos leitores com o seu livro-cara (a que chamaremos  bookface, fazendo aqui também uma espécie de trocadilho com o popular facebook, combinando ironicamente o que de alguma forma afasta os jovens da leitura com o incentivo à leitura); uma exposição bibliográfica e fotográfica; um caderno BMPL, que já vai na sua 86ª edição, com a biografia do autor, um resumo da obra, um destaque para o tema ou temas abordados no livro, um trecho da história, uma lista de outras obras do mesmo autor ou sobre o mesmo assunto existentes na biblioteca e um conto de José Saramago.
Em Janeiro, a obra que empresta a cara aos nossos leitores é ‘A história de Ana’ de Jenna Bush em colaboração com a UNICEF. Trata-se da história verídica de uma jovem de 17 anos, vítima de abusos, mãe adolescente e infetada com HIV. Este livro permitiu uma abordagem aos temas da violência, dos abusos, da maternidade na adolescência, do HIV, da Sida e da determinação pessoal. Conduziu-nos também a um conto muito interessante de José Saramago, ‘Centauro’, que terá sido publicado numa antologia de contos na Alemanha, Itália França, Grécia e México na véspera do Dia Mundial da Luta Contra a Sida em 2004.
Os leitores, de todas as idades, têm mostrado um carinho muito especial pelo ‘Bookface – este livro é a minha cara’ na medida em que  se interligam tão pessoalmente com os livros. A tendência é para um crescendo de leitores participantes, visto que os retratados têm amigos que também gostariam de o ser e é muito mais fácil caminhar até à biblioteca pela mão de um amigo do que sozinho.