Garfe

Homenagem ao padre
Luís Fernandes

Um grupo de habitantes de Garfe, Póvoa de Lanhoso, constituindo-se como comissão organizadora representativa das forças vivas da terra, vai le-var a efeito neste domingo, no dia 8 do mês de Fevereiro, uma singela homenagem ao pároco daquela freguesia, Rev. Padre Luís Peixoto Fernandes.
A homenagem pretende relembrar a sua chegada a Garfe, como pároco, a 5 de Fevereiro de 1995. Comemora-se, pois, o 20.º aniversário dessa data e honra-se nesta iniciativa o pároco pelo profícuo trabalho que, nestes vinte anos, desenvolveu na promoção religiosa e cívica, não só da paróquia, como da freguesia e de toda a comunidade Garfense da qual é, aliás, oriundo.
Nascido em Garfe em 19 de Outubro de 1949, o Padre Luís fez a escolaridade primária na freguesia natal, prosseguindo depois estudos nos seminários de Braga. Foi ordenado sacerdote em 13 de Junho de 1974, tendo a sua ‘Missa Nova’ ocorrido em Garfe a 28 do mês seguinte. Foi depois, professor no seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, e pároco nas freguesias de Penselo, Gominhães e S. Torcato, do arciprestado de Guimarães; Taíde, S. Martinho de Campo, Fontarcada, Arosa, Castelões e, como se disse, de Garfe, desde há vinte anos a esta parte.
Nestes duas décadas, o Padre Luís criou em Garfe um Centro Social e Paroquial com Centro de Noite, Apoio Domiciliário a idosos e Atividades de Tempos Livres para crianças, sendo ainda fundador e dinamizador do Agrupamento de Escuteiros, Fanfarra, Rancho Folclórico, fundador e diretor do Jornal de Garfe, autor de um livro sobre as capelas da paróquia, para além de outras iniciativas. De entre estas merece destaque, pelo sucesso já alcançado e pela projeção que tem feito da localidade não só no país como no estrangeiro, através de divulgação pelos órgãos de comunicação, a criação da iniciativa ‘Garfe, Aldeia dos Presépios’, que este ano se realizou pela 15.ª vez e que, com o empenho de toda a comunidade, leva à construção de cerca de dezena e meia de presépios em locais públicos noutros tantos lugares da freguesia.
O programa da homenagem tem início às 11 horas deste domingo - 8 de Fevereiro - com uma Missa de Acção de Graças, à qual se seguirá a apresentação de um pequeno livro sobre o Padre Luís, obra que reúne testemunhos de alguns amigos do sacerdote e uma nota biográfica. O livro, coordenado por José Abílio Coelho e Antonieta Fernandes, conta com um prefácio de autoria de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz.
À apresentação do livro, que terá lugar logo após a celebração da eucaristia, segue-se um almoço de confraternização nas imediações da igreja, no qual poderão participar todos os garfense que façam a sua inscrição junto das pessoas da referida comissão. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas através dos telefones 963 698 188 ou 964 240 146.