Garfe

Padre Luís: Comunidade 
reconheceu trabalho 
e amor à terra

A população de Garfe sabe reconhecer o trabalho e a dedicação de quem dirige os seus destinos espirituais. No dia 8 de Fevereiro, o padre Luís Peixoto Fernandes foi presenteado com uma festa de homenagem, pelos seus 20 anos como sacerdote da freguesia, que é também a sua terra natal, bem como pelo trabalho e causas abraçadas. Destes vinte anos, são vários os exemplos da dedicação e dinamismo do sacerdote: as capelas em honra de Nossa Senhora do Monte, a fundação dos escuteiros, a criação de um rancho, de um jornal da paróquia, bem como a criação de um centro de noite, o primeiro a ser criado no país, a iniciativa ‘Garfe – Aldeia dos Presépios’, entre outros.
Constituída uma comissão organizadora, foi elaborado um livro sobre o homenageado, coordenado pelo historiador José Abílio Coelho e pela sobrinha do homenageado Antonieta Fernandes, celebrada uma missa de acção de graças, que culminou com um almoço convívio. Um ambiente de festa e confraternização pois, de acordo com o texto lido no início das cerimónias, foi construída uma comunidade de paz, amor e progresso. A dedicação à terra natal pelo padre Luís Peixoto Fernandes foi, por todos, reconhecida, como se pode constatar nos vários Arquidiocese de Braga.
Vindo de Castelo Branco, e assumindo-se como um filho adoptivo de Garfe, o padre Sanches Pires, amigo de há longos anos do homenageado, referiu, de entre outros aspectos, que o padre Luís é o seu maior amigo.