Escolas Empreendedoras IN.AVE

Póvoa de Lanhoso
participa na segunda edição

Já está a decorrer a segunda edição do projecto Escolas Empreendedoras IN.AVE – rede de empreendedorismo do Ave para o ano lectivo 2014/2015. O território abrangido é o da Comunidade Intermunicipal do Ave, em que se inclui a Póvoa de Lanhoso.
 Criar uma cultura empreendedora; Promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade; Partilhar experiências e ideias; Facilitar um maior contacto com o mundo real; Permitir aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo; e Incentivar o desenvolvimento local são os objectivos dos projectos de empreendedorismo nas Escolas.
O público-alvo são alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, do 3º Ciclo e do Ensino Secundário e Profissional.
Na Póvoa de Lanhoso, estão envolvidos ambos os Agrupamentos de Escolas (Agrupamento da Póvoa de Lanhoso e Agrupamento Gonçalo Sampaio) e a Escola Profissional EPAVE. Haverá um total de 14 turmas (11 turmas do ensino Secundário e Profissional e três do 3º Ciclo) e de 280 alunos a participar nesta segunda edição, que envolve ainda 16 professores. De lembrar que, na anterior edição, houve 12 professores envolvidos, 12 turmas e 225 alunos.
No decorrer desta segunda edição, serão realizados oito Concursos de Ideias, um em cada Município integrante da Comunidade Intermunicipal do Ave; será promovido um Concurso de Ideias Intermunicipal; e serão realizadas a Expo Empresas Júnior (evento intermunicipal que irá envolver todos os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico) e a Feira do Empreendedorismo Júnior (evento intermunicipal que irá envolver todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico).
No ano lectivo 2014/2015, serão promovidas cinco Oficinas de Formação junto de, pelo menos, 80 professores; e 130 turmas irão implementar o projecto (70 turmas do ensino secundário/profissional, 30 turmas do 3º ciclo do ensino básico e 30 turmas do 2º ciclo do ensino básico), no território do Ave. Como momentos altos, esta segunda edição engloba para o 2º Ciclo, a Feira do Empreendedorismo Júnior, para o 3º Ciclo, a Expo Empresas Júnior (que irá realizar-se na Póvoa de Lanhoso) e para o Ensino Secundário/ , um Concurso de Ideias. Destaque ainda para os Prémios dos Concursos Municipais e para os Prémios do Concurso Intermunicipal.

Empreendedorismo junto do pré-escolar e 1º ciclo
 No âmbito da rede de Educação para o Empreendedorismo, coordenada pela Póvoa de Lanhoso, no que se refere ao Pacto de Empregabilidade do Ave, deu-se início à preparação dos trabalhos no sentido de ser promovida uma resposta dirigida às crianças dos três aos 12 anos do pré-escolar (privado e público) e 1.º ciclo.
 A educação para o empreendedorismo deve ser iniciada desde tenra idade com vista a promover uma revolução escolar baseada nos sonhos, ideias e projectos das crianças, bem como desenvolver um conjunto de competências que terão um reflexo positivo no sucesso educativo dos nossos alunos.
Profissional