Bolsas de Estudo

Mais de 47 mil euros
para apoiar alunos do concelho

As bolsas de estudo atribuídas aos alunos do ensino secundário e superior são uma das respostas da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso para apoiar os alunos do concelho, incentivando-os a prosseguir os estudos. No final da tarde de quinta-feira, dia 5 de Fevereiro, a autarquia da Póvoa de Lanhoso entregou bolsas de estudo a 73 alunos do ensino secundário e superior, num investimento de 47 mil e 800 euros.
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal, presidiu à cerimónia, que contou ainda com a presença dos vereadores Gabriela Fonseca e Armando Fernandes. No final, Manuel Baptista pediu aos jovens para que “respeitem o esforço que os pais fazem para os colocar a estudar” e incentivou os jovens alunos a estudar para serem os melhores. “Sem trabalho não há nada. Estudem para serem os melhores”, pediu o autarca.
O valor mensal da bolsa de estudos para alunos do ensino secundário é de 30 euros, com os alunos do ensino superior a receber 100 euros, se estudarem fora do distrito, e 60 euros, caso estudem no distrito de Braga.

Apoio importante para alunos e suas famílias
Aluno do curso de Engenharia Física da Universidade do Minho, em Braga, José Pereira, de 18 anos, residente em Taíde, irá canalizar o valor recebido para as despesas com a deslocação da
“A Câmara está a dar oportunidade a alunos de estudar que, se calhar, de outra forma não teriam condições e teriam de desistir, principalmente aqueles que estudam fora do distrito”, considerou José Pereira.
Também no caso de Andreia Silva, aluna do curso de Gestão da Universidade do Minho, o valor da bolsa servirá para pagar o custo com as deslocações.
“É sempre uma ajuda porque temos sempre que tirar muitas fotocópias e temos que pagar o passe. Este dinheiro que nos dão da bolsa pode ajudar na parte da deslocação e já é uma grande ajuda”, disse Andreia Silva, revelando que as bolsas de estudo são um incentivo para que os jovens prossigam os estudos.
Anabela Cardoso, de 19 anos, da Pó-voa de Lanhoso, aluna do Curso de Especialização Tecnológica de Gestão da Qualidade e Sistemas Ambientais no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na ESA (Escola Superior Agrária), teve conhecimento das bolsas de estudo, atribuídas aos alunos do ensino secundário e universitário pela Câmara Municipal, através de uma amiga, que concorreu a este apoio. Esta aluna povoense considera as bolsas de estudo um importante apoio na medida em que se trata de “um apoio social directo aos estudantes cujos agregados familiares não consigam, por si só, fazer face aos encargos inerentes à frequência da Universidade, tendo, assim, a oportunidade de prosseguir com os estudos para um futuro melhor”.
O valor da bolsa será aplicado para pagamento de transportes, propinas e residência, ou seja, os custos em geral.