CONVÍVIO UNIU GERAÇÕES DE HERÓIS

Amor aos Bombeiros:
hoje e sempre

O quadro de honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso organizou, no dia 27 de Dezembro, um convívio entre antigos bombeiros e dirigentes daquela corporação. Depois da concentração no quartel, os participantes rumaram ao monumento ao Bombeiro, onde aí prestaram homenagem a todos os bombeiros e dirigentes já falecidos, num momento protagonizado por Joaquim Moreira, 2.º comandante do quadro de honra, e Albino Luís Lopes, ex-bombeiro, e o mais velho entre os presentes. De seguida, celebrou-se uma eucaristia, na Capela do Horto, pelo padre Fernando Eurico, um grande amigo dos soldados da paz povoenses, e pároco de Fontarcada e Oliveira.
O restaurante Põe-te a Pau, em Fontarcada, acolheu o almoço, que reuniu à mesa cerca de 70 participantes. Foi um encontro de homens e mulheres que partilharam o lema ‘Vida por Vida’ e se encontram unidos pelo amor aos bombeiros. Recordaram-se momentos vividos, histórias alegres e mais tristes, reviveram-se amigos e fortaleceram-se os laços de amizade entre os presentes.
No final, Joaquim Moreira, 2.º comandante do quadro de honra, destacou que os bombeiros são a sua segunda família, agradecendo a colaboração e a presença de todos.
Na sua intervenção, destacou a presença das três primeiras bombeiras oficializadas do corpo de bombeiros povoenses: Lurdes Sá, Paula Moreira e Paula Maia.
“A vossa presença é para mim uma alegria muito grande”, revelou Joaquim Moreira, destacando a presença dos novos adjuntos do comando: Luís Soares e João Soares.
“Que tenham muita sorte e muita responsabilidade nos cargos que passaram a ocupar agora”, disse ainda Joaquim Moreira, agradecendo a colaboração do padre Luís Peixoto, da Quinta do Minho e Casa da Botica.
Luís Jorge, que integra também o quadro de honra, revelou que quando entrou para os bombeiros o ensinaram a respeitar ‘os velhos’. “Sempre que via entrar no quartel um bombeiro mais velho via um herói. Foram esses valores que me ensinaram e de há muitos anos para cá comecei a ver esses meus heróis apagados e veio-me à memória de levantar esses heróis que estão esquecidos e que ninguém os conhece e poucas vezes alguém os vê”, disse Luís Jorge, enumerando alguns nomes do passado, explicando a razão do convívio iniciado há dois anos.
António Lourenço, comandante dos Bombeiros, revelou que a iniciativa do quadro de honra, em especial de Joaquim Moreira e Luís Jorge, é uma “iniciativa fantástica que consegue juntar aqui o passado e o presente”.
De entre outros agradecimentos, António Lourenço não esqueceu três bombeiros que estão na Suíça: Manuel Pereira da Silva, Pinheiro e Luís Amílcar que, neste ano, convidaram o comando e a direcção para irem à Suíça participar num convívio com bombeiros povoenses.
“Tivemos lá mais de 30 bombeiros. Alguns já não víamos há algum tempo. Foi muito bonito. Reviveram-se muitas histórias que passamos juntos”, disse António Lourenço, destacando que o amor aos bombeiros continua vivo em todos.