Comemorações dos 500 anos dos Forais Novos

Balanço positivo

Um Congresso, uma Feira Quinhentista, uma Conferência e uma inauguração foram alguns dos momentos que marcaram as comemorações, entre 4 de Janeiro e 25 de Dezembro de 2014 (datas da outorga dos Forais por El-Rei D. Manuel aos concelhos de Lanhoso e São João de Rei, ambos no ano de 1514), dos 500 anos da atribuição dos Forais Novos no Concelho da Póvoa de Lanhoso. “O balanço é positivo”, revela a câmara municipal.
“Vivemos um ano de 2014 todo ele evocativo, onde a nossa memória foi relevada. Penso que demos um contributo importante para que a nossa história e a nossa identidade não fossem esquecidas. E procurámos levar aos mais novos essa mensagem de que um povo sem história é um povo sem alma”, considerou o vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
“Não podemos quantificar os custos globais com as comemorações dos 500 anos dos Forais Novos pela simples razão de que procurámos adaptar as actividades culturais programadas para o ano de 2014 à temática quinhentista. E isso permitiu-nos ter um vasto leque de iniciativas sem que aportassem custos adicionais”, explica aquele responsável.
A Comissão Executiva das Comemorações, representativa das forças vivas do concelho, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e integrou os agrupamentos de escolas da Póvoa de Lanhoso e Gonçalo Sampaio, a EPAVE, a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia de S. João de Rei. “A Junta de Freguesia de S. João de Rei, na pessoa do seu presidente, Paulo Macedo, associou-se à câmara municipal nesta evocação, desde a primeira hora.
E o Cruzeiro que fez questão de inaugurar no dia 25 de Dezembro deixa para a posteridade a referência de que esta terra também teve o seu Foral e foi sede de concelho”, afirma ainda o vereador.