Gabriela Fonseca, Vereadora da Educação

“Município está a construir
um projecto educativo” 

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso faz um balanço dos primeiros meses de actividade escolar no âmbito do ano lectivo 2014-2015. Concluída a modernização do parque escolar, há novos desafios e exigências que se colocam à governação municipal numa área tão relevante como a Educação. 

Quais as principais preocupações da autarquia, neste momento, em relação a uma área tão importante, como a Educação?
Após os investimentos efectuados no parque escolar, nomeadamente nos Centros Escolares, estamos a trabalhar na Rede de Educação e de Formação. Está a ser efectuado um levantamento das necessidades formativas, para se definir com mais precisão a oferta formativa. Este trabalho está a desenvolver-se em todos os concelhos que pertencem à CIM do AVE, onde, para além dos vereadores da Educação, estão presentes várias instituições ligadas à formação e o IEFP e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direcção de Serviços da Região Norte (DGEstE - DSRN).
Juntamente com o Conselho Municipal de Educação, as nossas prioridades passam pelo sucesso educativo, o abandono precoce escolar e a construção de um Projecto Educativo Municipal, de entre outras.

Que balanço faz da forma como decorreu o primeiro período lectivo?
Apesar de todos os constrangimentos criados pelo reordenamento tardio da rede escolar, foi possível que o ano lectivo tivesse início dentro da normalidade. Apesar da turbulência, em pouco tempo, também foi possível criar mais uma oferta para os nossos alunos, com a criação do ensino articulado da música, em colaboração com o Agrupamento Gonçalo Sampaio.
Quando se unem esforços e com determinação é possível minimizar os impactos negativos para que os alunos não sejam penalizados. Esse foi e será sempre o objectivo da nossa acção.

Como foram resolvidas as situações mais delicadas que ocorreram antes do início do ano lectivo?
Naturalmente que a alteração na rede escolar é uma situação muito delicada. Questões como a desertificação, o desenraizamento das crianças da freguesia, a segurança do transporte e das escolas são questões que a todos preocupam. Só com muitas reuniões e envolvendo todos - pais e encarregados de educação, Presidentes da Junta, associação de pais, IPSS's, agrupamentos - foi possível construir soluções, a melhor solução para cada caso, sabendo que situações ideais não existem.

A Carta Educativa está em fase final de revisão. É um documento importante de planeamento, há muitas alterações?
A Carta Educativa é um importante instrumento de planeamento na área da Educação, mas que é dinâmico. Sempre que haja oscilações acentuadas na população e reordenamento da rede escolar, a Carta Educativa deve ser actualizada. Essa actualização permite acomodar as alterações ocorridas, reflectindo, assim, a realidade concelhia. Para além dessa actualização não foram introduzidas mais alterações à Carta Educativa aprovada em maio de 2007.
Recebemos da DGEstE - DSRN indicações, juntamente com um manual, para fazermos a monitorização da Carta Educativa, que pretende medir o grau de cumprimento da mesma. É pois um trabalho que é obrigatório e para qual foram consultados o Conselho Municipal da Educação, a Comissão de Educação, Juventude e Desporto criada no âmbito da Assembleia Municipal, de entre outros.

Como classifica as condições em termos de infra-estruturas e em termos de recursos materiais (como equipamentos) e humanos que as crianças da Póvoa de Lanhoso encontram nos seus jardins-de-infância e centros escolares?
Naturalmente que o investimento efectuado no parque escolar, nomeadamente nos Centros Escolares, permitiu dotar estes equipamentos de condições físicas e materiais que não existiam nas EB1/JI, equiparando-as às melhores do país, permitindo a diversificação de estratégias de ensino aprendizagem e uma maior motivação. A excelência dos equipamentos e materiais existentes são uma parte importante para a melhoria significativa do sucesso educativo.