PROJECTO SIGO É TIDO COMO UM INSTRUMENTO VITAL NO APOIO SOCIAL

Violência doméstica:
67 processos desde Janeiro

De Janeiro até 13 de Novembro, já se registaram 67 processos de violência doméstica no concelho da Póvoa de La-nhoso. Estes dados foram transmitidos por Carla Melo, responsável do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, criado em 2010 pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. À autarquia da Póvoa de Lanhoso, juntam-se vários parceiros, nomeadamente o Ministério Público, GNR e IPSS’s do concelho.
Estas informações foram dadas a conhecer no decurso do seminário ‘A medicina de género, a saúde e os impactos da violência doméstica e de género na saúde’, no dia 20 de Novembro, no âmbito da Semana Municipal para a Igualdade promovida pela autarquia da Póvoa de Lanhoso.
A Póvoa de Lanhoso não foge à regra e também aqui as maiores vítimas de violência são as mulheres. Os números são expressivos: 2013 – 70 mulheres e 16 homens; e 2014 – 53 mulheres e 14 homens.
O fenómeno, de acordo com Carla Melo, é transversal a todas as idades e não afecta somente os idosos ou os casais. Dos 28 aos 47 anos é a faixa etária onde se registam o maior número de casos de violência doméstica. Quanto à idade média do denunciante, nas mulheres é de 54 anos e nos homens de 79 anos. Em 2014, os parceiros do SIGO deram acolhimento a 7 mulheres, com quatro a serem encaminhadas para casas-abrigo.
Na abertura do seminário, Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou que “a autarquia da Pó-voa de Lanhoso foi pioneira na introdução deste tema nos planos de actividades das Câmaras Municipais”.
“Juntamos vários parceiros ao projecto, fomos desenvolvendo um trabalho positivo e hoje é conhecido como um importante instrumento de apoio às políticas sociais, sendo o concelho, nesta matéria, um exemplo, o que naturalmente muito nos orgulha”, revelou a vice-presidente, referindo-se ao SIGO.