ASSOCIAÇÃO ‘EM DIÁLOGO’ UNE VÁRIAS INSTITUIÇÕES

Universidade do Saber
promove inclusão social

A Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso apresentou, na passada sexta-feira, dia 14 de Novembro, a ‘Universidade do Saber’, um projecto que visa a inclusão social de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, através do desenvolvimento da capacidade criativa e da aquisição de competências e conhecimentos em diferentes áreas artísticas, dando um especial enfoque no artesanato contemporâneo. O momento ficou também marcado pela assinatura de acordos de parceria com artesãos, empresas e entidades do concelho, nomeadamente a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Clarisse Matos Sá, presidente da Em Diálogo, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento do projecto, iniciado em Outubro de 2011, nomeadamente com as empresas do concelho e com a Câmara Municipal.
Recentemente, e numa parceria com a autarquia, foram criadas quatro personagens ligadas à história da Póvoa de Lanhoso: Maria da Fonte, S. José, D. Teresa e D. Afonso Henriques, feitas em feltro e outros materiais têxteis, podendo ser usadas como peças decorativas ou como brinquedos para as crianças.
A ‘Universidade do Saber’ tem como públicos-alvo os utentes do GAAS – Gabinete de Atendimento/Acompanhamento Social, que se encontram em situação de desemprego, jovens à procura de 1.º emprego, reformados, bem como outras pessoas que mesmo não se enquadrando numa destas problemáticas, vivenciam situações de solidão e isolamento; e o público em geral que manifeste interesse pela aprendizagem de novos conhecimentos artísticos.
Ana Teresa Carneiro, coordenadora do projecto, deu a conhecer o atelier ‘Nós & Companhia’, desenvolvido no âmbito daquele projecto, e os workshop´s, na área do artesanato contemporâneo e tradicional, abertos à comunidade em geral.
Agendas, notebook´s, livros de receitas, livros de bebé, livros de endereços, livros de honra, trabalhos inovadores e personalizados, tal como os álbuns de scrapbooking, lembranças para baptizados, comunhões e casamentos, são algumas das criações desenvolvidas no atelier ‘Nós & Companhia’.
A criação de postos de trabalho é um dos objectivos da ‘Em Diálogo’, que pretende apresentar uma candidatura ao novo quadro comunitário.
Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, felicitou a ‘Em Diálogo’ pela criação de mais uma valência de cariz social, referindo ainda que a autarquia  sempre privilegiou o trabalho com as IPSS’s e instituições do concelho.