ORGANIZADO PELA GNR DA PÓVOA DE LANHOSO

Simulacro de acidentes
para sensibilizar condutores

Um atropelamento na passadeira e um despiste, com duas vítimas encarceradas, foi o cenário que os automobilistas avistaram, na tarde de domingo, dia 16 de Novembro, ao passar na Estrada Nacional 103, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga. O simulacro, organizado pela GNR da Póvoa de Lanhoso, integrou uma campanha de sensibilização e de prevenção rodoviária, a fim de transmitir aos condutores conselhos de segurança, como forma de assinalar o Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada. Bombeiros Voluntários e Câmara Municipal participaram na iniciativa.
Durante cerca de duas horas, o trânsito foi desviado, pelos militares da Divisão de Trânsito, para uma zona de lazer, com o cenário a sensibilizar os condutores que por ali passaram.
“Esta é uma campanha de sensibilização que tem sido desenvolvida ao longo dos últimos três anos, em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal. Visa, essencialmente, a sensibilização dos condutores para os perigos que correm e para alguns comportamentos que são considerados comportamentos de risco”, explicou o Alferes Ivo Morais, Adjunto do Comandante do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Excesso de velocidade, condução sob o efeito de álcool e não utilização dos dispositivos de segurança foram alguns dos comportamentos de risco destacados por aquele militar que salientou a diminuição, este ano, do número de acidentes mas também a diminuição também dos comportamentos de risco. Tal diminuição é fruto não só das campanhas de sensibilização promovidas pelas forças de segurança mas também da consciencialização dos condutores para os perigos que advêm dos comportamentos de risco, conforme explicou o Alferes Ivo Morais.

Serzedelo e S. Martinho são zonas problemáticas
Armando Fernandes, vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, explicou que a iniciativa “visa sensibilizar os condutores para terem uma condução defensiva e alertá-los para a quantidade de pessoas que morrem ou ficam gravemente feridas nas estradas portuguesas”.
“Os números deste ano são significativos. Já morreram nas estradas portuguesas cerca de 400 pessoas e mais de 1700 ficaram gravemente feridas e há necessidade que os condutores tenham uma condução defensiva e tomem as devidas precauções”, revelou o Vereador da Protecção Civil.
Quanto a zonas problemáticas no concelho, Armando Fernandes apontou duas situações, “uma delas na Estrada Nacional 103, na freguesia de Serzedelo, e temos alertado as Estradas de Portugal para a necessidade de colocar algum tipo de barreiras, onde têm acontecido nos últimos anos alguns acidentes e alguns deles fatais e também em S. Martinho de Campo, na Nacional 210, onde também têm surgido algumas situações de perigo”.