ENVOLVER OS JOVENS NA CONSTRUÇÃO DO CONCELHO

‘Social Angels’ para combater
o desemprego jovem 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Sol do Ave apresentaram, na tarde de Segunda-feira, dia 24 de Novembro, nos Paços do Concelho, o projecto “Social Angels” – Comunidade Empreendedora, que visa dar resposta ao problema do desemprego juvenil e mobilizar toda a comunidade para que, de uma forma criativa e participada, identifiquem e desenvolvam ideias susceptíveis de dar origens a projectos facilitadores da empregabilidade juvenil.
Uma das primeiras iniciativas do projecto acontece nesta quinta-feira, dia 27 de Novembro, com a realização do seminário ‘A Sociedade Civil no estímulo ao desemprego Jovem’. Iniciado a 1 de Outubro, o ‘Social Angels’ prolonga-se até Março de 2016 e tem como destinatários jovens do ensino profissional. Numa primeira fase, o trabalho desenvolve-se com jovens da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso mas a intenção é alargar o projecto a outros jovens em situação de desemprego.
“Pretende-se, desta forma, envolver 50 jovens no pro-cesso colectivo de participação e construção de projectos de empreendedorismo, representando os seus interesses no âmbito da empregabilidade. Capacitar 50 jovens em temáticas no âmbito da empregabilidade e outras que implicam a sua relação com a sociedade”, esclareceu Maria José Afonso, da Sol do Ave, referindo que o objectivo é alargar o número de jovens envolvidos. No final do projecto, e de acordo com aquela responsável, serão criados 8 projectos de empreendedorismo, sendo três deles estruturantes, que, para além da criação de auto-emprego, possam dar origem a outros postos de trabalho.
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacou a importância do projecto e revelou “abraçar com o cora-ção o projecto”, uma vez que o emprego é uma preocupação da autarquia da Póvoa de Lanhoso.
“Acredito que temos massa crítica na Póvoa de Lanhoso para que este seja um projecto de sucesso”, referiu ainda Manuel Baptista.
Recorde-se que o Social Angels - Comunidade Empreendedora é cofinanciado pelo Programa Cidadania Activa - EEA Grants - Fundação Calouste Gulbenkian.