MANUEL BAPTISTA AMPLAMENTE SATISFEITO COM O PRIMEIRO ANO DESTE MANDATO

Aproveitamento exemplar
do quadro comunitário

Faço um balanço muito positivo. Normalmente o primeiro ano dos mandatos é apenas dedicado ao planeamento e ao encerramento físico e financeiro de projectos ou obras do mandato anterior. Mas este ano foi diferente. Aproveitamos de uma forma exemplar o encerramento do quadro comunitário pois conseguimos aprovar obras muito importantes para o concelho na área cultural, desportiva e de segurança, que rondam os 3.000.000€. Por outro lado, estivemos muito empenhados na preparação da estratégia para o novo quadro comunitário, envolvendo também os Povoenses nessa discussão. 

- Que balanço traça deste primei-ro ano do terceiro mandato?
MB – Faço um balanço muito positivo. Normalmente o primeiro ano dos mandatos é apenas dedicado ao planeamento e ao encerramento físico e financeiro de projectos ou obras do mandato anterior. Mas este ano foi diferente. Aproveitamos de uma forma exemplar o encerramento do quadro comunitário pois conseguimos aprovar obras muito importantes para o concelho na área cultural, desportiva e de segurança, que rondam o 3.000.000€. Por outro lado, estivemos muito empenhados na prepara-ção da estratégia para o novo quadro comunitário, envolvendo também os Povoenses nessa discussão. 

- Quais foram então as principais conquistas neste período?
MB – O projecto de maior dimensão é o Centro Interpretativo Maria da Fonte. Compramos as casas ao lado do Theatro Club e avançamos com a sua requalificação para instalar um equipamento cultural dedicado à nossa heroína, com uma componente cultural muito forte, como é exemplo a parceria que recentemente fizemos para lá instalar uma escola de música. Na área desportiva aprovamos a colocação de relvado sintético no campo de jogos municipal e no campo de jogos de S. Emilião. Estas duas obras permitem melhorar muito os equipamentos desportivos do concelho de apoio aos clubes e essencialmente à formação. Depois da construção do pavilhão em Monsul e do sintético do Porto d’Ave estes dois projectos permitem ter uma abrangência concelhia de equipamentos desportivos com excelentes condições.

- E em outras áreas?
MB-  Estamos também a terminar uma obra de melhoria da eficiência energética das piscinas cobertas que nos permitirá reduzir os custos mensais deste equipamento e fizemos uma acordo com o Ministério da Administração Interna para requalificar o quartel da GNR, permitindo assim a manutenção do destacamento da Póvoa de Lanhoso que é um serviço muito importante para a segurança dos cidadãos. Posso ainda dar o exemplo da conclusão do processo de revisão do PDM, que é aguardado há muitos anos ou as obras que vamos executando nas freguesias, seja ao nível da conservação da rede viária seja no alargamento da rede de água e saneamento. Foi de facto um ano muito positivo para o concelho, apesar das naturais dificuldades deste tempo que passamos.
(...
)