ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DA P. LANHOSO

João Ferreira
quer estabilizar andebol

Coordenador das equipas da Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso, João Ferreira, traça balanço da época e aponta os objectivos da AAPL.
Desportivamente, como estão as equipas da AAPL?
Volvidos dois meses do início das actividades desportivas, vamos então fazer uma pequena reflexão sobre o desenvolvimento dos vários escalões etários. Sendo nós um clube mais vocacionado para a formação desportiva dos jovens da Póvoa de Lanhoso, este ano não esquecemos alguns daqueles que ao longo dos anos foram passando pelo andebol povoense e apresentamos também uma equipa de seniores, com a quase totalidade dos jogadores da Póvoa e alguns deles ainda com a idade de juniores.

Quais os objectivos da AAPL?
O principal objectivo é tornar o andebol numa modalidade estável na Póvoa. Desta forma, queremos estabilizar a equipa de seniores, fazer com que os povoenses, cada vez mais vão ao pavilhão apoiar a sua equipa e dêem o tempo por bem passado. A evolução desportiva é importante, mas é imprescindível estabilizar a equipa para, posteriormente, podermos crescer. Depressa e bem há pouco quem! Nos Juvenis, a história é diferente.
A AAPL conseguiu, meritoriamente, subir à primeira divisão. Então, o nosso principal objectivo é conseguir manter o escalão entre os melhores. Estamos já perto de conseguir esse desiderato e estou certo que os nossos jovens vão crescer desportivamente por participarem num campeonato entre os melhores. Nos Iniciados, apesar de um plantel curto, os jovens iniciam agora a fase final, também entre os melhores da zona norte. Este escalão e os infantis estão a passar por uma fase difícil e é reflexo daquilo que se passa nas escolas, com a desvalorização do Desporto Escolar.
Os Infantis e os Minis, são dois escalões que iniciaram há pouco a sua actividade, sendo de salientar a alegria dos mais novos nas deslocações ou nos festands, encontros quinzenais organizados para jovens raparigas e rapazes até aos dez anos.
Para concluir, o objectivo é fixar, de uma vez por todas, o andebol na Póvoa de Lanhoso, levar mais pessoas ao pavilhão, jogar com os melhores e ajudar ao desenvolvimento e crescimento dos jovens do concelho

Têm tido muitas dificuldades?

Deixo esse apontamento para a Direcção, falando apenas da parte de implementação desportiva. As dificuldades são variadas.
Existe um conjunto de actividades na povoa que dificultam a prática regular de actividade física aos nossos jovens. E é pena já que hoje em dia os jovens para além de sobrecarregados com actividades lectivas, passam imenso tempo nos computadores e no facebook. Isto deveria levar a um incremento da prática desportiva. São muitas as actividades semanais e as horas não chegam para tudo.