Taíde

Romaria de N.ª Sr:ª Porto d’Ave: 
a romaria dos bifes e dos melões


Iniciada a 24 de Agosto, a Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave atinge o seu ponto alto, no Domingo, dia 7 de Setembro, dia principal dos festejos. O dia principal dos festejos fica marcado, de entre outros momentos, pela Eucaristia Solenizada, às 11 horas, num acto presidido por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, e pela grandiosa procissão, que sai à rua a partir das 17 horas.
A procissão de velas, na noite desta Sexta-feira, dia 5 de Setembro, vem ganhando cada vez mais notoriedade no programa da romaria. A excelente organização e a beleza do cortejo religioso têm merecido rasgados elogios. O dia de Sexta-feira fica também marcado pela novena, pregação e ladainha (9 horas), e pela ‘Noite Gerações’.
O Grupo de Percussão de Vilela, cuja apresentação pública decorreu nas festas daquela freguesia, é a atracção da noite de Sábado, dia 6, numa actuação a iniciar pelas 15 horas. A adoração ao Santíssimo Sacramento decorre pelas 18 horas e à noite, a partir das 22 horas, a orquestra ‘Função Publika’ promete momentos de grande animação. No final, um espectáculo de fogo tradicional e fogo de jardim traz momentos de grande beleza à romaria.
Além da Eucaristia Solenizada (11 horas) e da Grandiosa Procissão (17 horas), o principal dia da romaria, neste Domingo, dia 7, fica marcado pela entrada da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários, às 14 horas, com o concerto a decorrer a partir das 21h30 até às 24 horas. A noite será ainda animada com uma rusga de concertinas. O final dos festejos deste ano da Romaria dos Bifes e dos Melões contra com um espectáculo de fogo de cachoeira, sessões variadas e fogo cruzado.