Lanhoso

Intervenção arqueológica
em Via Cova terá continuidade 

Desde 1990 que a Vila romana de Via Cova, em Lanhoso, não era intervencionada. Volvidos 24 anos, a autarquia, juntamente com um grupo de voluntários e o apoio da Junta de Freguesia de Lanhoso promoveu uma intervenção arqueológica naquele espaço, que decorreu entre 4 e 29 de Agosto e permitiu encontrar inúmeros fragmentos de tégulas, ímbrex, referentes à cobertura da villa.
“Apareceram ainda três pesos de tear, uma pedra de amolar, um fragmento de mó giratória, um fuste fragmentado, uma base de ânfora e inúmeros fragmentos de vasos, com e sem decoração” esclarece Orlando Fernandes, arqueólogo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“A quantidade de terra acumulada (ao longo dos últimos 24 anos) a uma profundidade considerável fez como que a progressão dos trabalhos fosse demorada, não permitindo a conclusão no final do mês de Agosto, como previsto, pelo que a intervenção deverá ter continuidade no próximo Verão”, esclarece a autarquia.
“A preservação do nosso património arqueológico é uma das prioridades do nosso município, estando já identificados outros locais que, no futuro, merecerão a nossa atenção”, esclarece Armando Fernandes, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Os achados serão alvo de triagem, limpeza e restauro, passando a integrar a exposição que  está patente na Sala de Interpretação do Território, sobre a nossa Herança Cultural, sediada na Casa da Botica. Todo este processo será realizado com voluntários.
Esta primeira fase permitiu clarificar parte da estrutura, a sua orientação e método de construção dos muros, bem como detectar espólio arqueológico ímpar, possibilitando o estudo da romanização do concelho Povoense.
“Pretende-se com esta intervenção criar condições para que as ruínas da villa possam ser interpretadas e musealizadas, garantindo a fruição pública por parte da comunidade escolar em particular e do público em geral. Este sítio arqueológico reveste-se  de significativa importância para o estudo do espaço rural em torno de Bracara Augusta, em época romana”, esclarece a autarquia, com o presidente da Câmara Municipal da Pó-voa de Lanhoso a afirmar que a acção insere-se no propósito mais alargado da autarquia de “valorizar, preservar e divulgar o património do nosso concelho”.