Hospital António Lopes/Santa Casa da Misericórdia

Provedor quer apoio 
comunitário e IVA devolvido

Em dia de festa, onde não faltaram as distinções aos colabora- dores nem a apresentação do coro da instituição, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso, Humberto Carneiro, deixou alguns desafios: a possibilidade do IVA ser devolvido a 100% e o enquadramento do sector da saúde no próximo quadro comunitário Portugal 2020, bem como o apoio à reestruturação de equipamentos sociais das Misericórdia.
Humberto Carneiro, que falava no discurso na sessão solene do aniversário do Hospital António Lopes/Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, começou por partilhar desafios, angústias e projectos. Depois do lançamento da obra de ampliação e remodelação do hospital, “uma obra fundamental e necessária para o concelho e para a região”, os trabalhos começaram no passado dia 1, tendo como prazo de execução 360 dias. “Em primeiro lugar não podemos pôr em causa a sustentabilidade da instituição, por isso, ao avançar com este projecto, teríamos que ter capacidade de encontrar fontes de financiamento”, assegurou o provedor, evidenciando o contrato de concessão de financiamento de 3.500 milhões de euros com base no fundo Jessica, que foi assinado durante a cerimónia de aniversário da instituição. Com as obras de ampliação, o hospital vai passar a ter fisioterapia, consultas externas e atendimento, internamento em medicina e cirurgia e bloco operatório com duas salas de cirurgia.
Na presença do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, o provedor da Santa Casa da Póvoa de Lanhoso deixou alguns desafios: “sei que será capaz de fazer chegar ao Governo o pedido para que no próximo Orçamento de Estado contemple a isenção, que já existiu no passado, de forma a que as instituições possam ver devolvido o IVA a 100% e não a 50% como está a acontecer”. Mas Humberto Carneiro foi mais longe: “o fundo Jessica é muito importante para as obras de amplia- ção do hospital, mas não é menos importante se conseguir o enquadramento do sector da saúde nos próximos fundos comunitários para fazer face ao investimento”.
Sobre os projectos futuros, aquele responsável destacou a área social, uma vez que o projecto de arquitectura de remodelação do Lar de S. José, aprovado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, vai ter que ser alterado no âmbito da tipologia, tendo em conta o aumento de idosos que sofrem de demência. “O apoio à reestruturação de equipamentos sociais das Santas Casas também deviam ser enquadrados no próximo fundo comunitário Portugal 2020”, apelou o provedor.