­25 de Setembro – O dia do Concelho

Olhar o passado 
o presente e o futuro

Olhar o passado, o presente e o futuro. Está dado o mote para as comemorações do Dia do Concelho, a 25 de Setembro. Pelo quinto ano consecutivo a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala a data da fundação do concelho da Póvoa de Lanhoso, num programa que prevê uma componente pedagógica direccionada para a população escolar, designada ‘A História da Nossa Terra’, num momento que conta com a participação do historiador povoense Paulo Freitas e visa dar a conhecer aos mais jovens aspectos da história local.
O programa integra, no dia 25, pelas 15 horas, a visita às instalações requalificadas do Posto de Turismo, na Casa da Botica, seguindo-se, pelas  15h30, a abertura da antena de informação europeia na Póvoa de Lanhoso, no Espaço Jovem. A Sessão Solene evocativa realiza-se pelas 17h30, nos Paços do Concelho. Na mesma oportunidade, serão homenageadas algumas individualidades e entidades povoenses.
“Contribuir para que as novas gerações sintam a sua identidade, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor à nossa terra é o que se pretende através da instituição do Dia do Concelho. Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear pessoas e/ou entidades locais que têm contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo o trabalho desenvolvido todos os dias por muitos povoenses nas mais variadas áreas, à semelhança dos homens e mulheres de gerações passadas que lutaram pela afirmação do nosso concelho”, destaca a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.