Duas das instituições mais emblemáticas do concelho da Póvoa de Lanhoso

Bombeiros e Hospital
estão hoje de parabéns

O dia 5 de Setembro, hoje, fica marcado pelo aniversário dos Bombeiros Voluntários e do Hospital António Lopes/Misericórdia, que celebram, respectivamente, 110 e 97 anos. Duas instituições emblemáticas do nosso concelho que devem a sua existência ao grande benemérito povoense António Ferreira Lopes.
As cerimónias comemorativas do aniversário têm início pelas 9 horas, com o hastear de bandeiras, com formatura geral na parada do quartel sede dos Bombeiros e no Hospital António Lopes, seguindo-se a romagem ao cemitério, pelas 9h30. A me de todos os que já passaram pelas duas instituições será evocada na missa solenizada, pelas 10h30, na Igreja da vila.
Findo o acto religioso, pelas 11h45, segue-se a deposição de flores no monumento do Largo António Lopes, e, às 12 horas, a sessão solene da Santa Casa da Misericórdia, no Salão Nobre, que conta com a distinção a colaboradores e o lançamento da 39.ª publicação do Jornal Santa Causa.
No final, no átrio exterior do hospital, é apresentado o coro da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
De tarde, as cerimónias transitam para as instalações dos Bombeiros Voluntários. Às 16 horas, ocorre a recepção às autoridades oficiais e convidados; seguindo-se a homenagem aos saudosos comandantes, na figura do comandante Luís Pinto da Silva, e ao bombeiro voluntário, no monumento na Avenida da República; a imposição de condecorações e promoções; a bênção de uma nova viatura; e a sessão solene no Cine-Fórum. À noite, a partir das 21 horas, a proposta passa pelo concerto da Banda de Música dos Bombeiros.
Um dos momentos mais esperados do dia ocorre pelas 23 horas, com o desfile das viaturas da associação dos Bombeiros.

Misericórdia apresenta coro
O Coro da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso é uma das novidades das comemorações deste ano. Constituído por cerca de 60 elementos, funcionários e Irmãos da instituição, o coro é apresentado publicamente pelas 12h45.
A Corporação de Bombeiros é criada, em 1904, por António Ferreira Lopes, ficando instalada no rés-do-chão do edifício do Theatro Club, uma casa de espectáculos mandada construir pelo benemérito. A sua grande obra, como  escreve José Abílio Coelho, em  http://dicionariodepovoenses.blogspot.pt/, foi o  hospital “que construiu e inaugurou em 1917, e destinou a doentes pobres do seu concelho”.
“Entre 1917 e 1927 (ano da sua morte), este hospital seria mantido exclusivamente por António Lopes, que do seu bolso, desde os ordenados de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, à instalação da mais moderna aparelhagem que à época se usava em hospitais da mesma dimensão. Quando faleceu, em 22 de Dezembro de 1927, no seu Lisboa, António Ferreira Lopes deixou em testamento o hospital aos povoenses, e dinheiro ou títulos da dívida pública, não só para a manutenção da casa de saúde, como para a construção de um novo edifício dos Paços do Concelho, de uma nova escola primária para crianças dos dois sexos e para a abertura de novas estradas.
No longo testamento, não esqueceu a família e os amigos. E nem os seus mais fiéis servidores, do barbeiro à engomadeira, da cozinheira às empregadas de limpeza, esqueceu de deixar bem”, pode ler-se no texto dedicado à vida e obra de António Lopes, o grande benemérito das Terras da Maria da Fonte. Falar do 5 de Setembro, do aniversário dos Bombeiros e do Hospital é falar de António Lopes, o ‘pai’ das duas instituições.
mória