Dia dos Bombeiros Voluntários

Autarquia sempre pronta
para ajudar

Na cerimónia solene do Dia dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso vários elementos da corporação vestiram-se a rigor já com o novo equipamento de protecção individual. Esta última aquisição foi ‘conquistada’ através de uma candidatura da CIM Ave e que contou também com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O que prova, nas palavras do presidente Manuel Baptista, que a autarquia “tem cumprido o seu dever e até ultrapassado as competências que lhe são exigidas”.
Presente na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso mostrou-se “orgulhoso” pelas instituições do concelho. “Temos importantes projectos que são mais-valias para o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso”, frisou o autarca, assegurando que, no caso da associação de bombeiros, o apoio da autarquia “não se resume ao subsídio anual, porque financia a equipa de intervenção permanente, dá apoio no seguro e manutenção das viaturas e contribuiu para o equipamento de protecção individual”.
A par da reivindicação da lei de financiamento para as associações de bombeiros, que é um “compromisso absoluto até ao final do ano”, o presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Soares, que também não faltou à festa dos bombeiros locais, exigiu que a Póvoa de Lanhoso que os bombeiros tenham “um cartão social, para ter benefícios, pelo menos, nas taxas moderadoras e na reforma”.
Jaime Soares começou por enal-tecer “a organização, o conhecimento, o rigor e a disciplina” da corporação, que celebrou 110 anos. “Os bombeiros dão tudo sem pedir nada e vão vivendo e lutando para haver sustentabilidade financeira nas diversas associações, aprendendo para saber e sabendo para salvar”, sublinhou aquele responsável, referindo que hoje “o voluntariado é sinónimo de profissionalismo e saber fazer e isso exige muito das corporações de bom-beiros”.
O presidente da Liga admitiu que houve “uma evolução francamente positiva” dos bombeiros, mas “é fundamental as corporações saberem antecipadamente com o que podem contar para gerir a casa no ano seguinte, porque socorrer as pessoas é um assunto sério e não pode ser feito em cima dos joelhos”. E Jaime Soares garantiu que o Ministério da Administração Interna assumiu um “compromisso” para se fazer a reforma da lei de financiamento.
Mas também importante é o incentivo ao voluntariado. “Não pedimos nenhum salário, mas pelos menos ter benefícios, por exemplo, nas taxas moderadoras e ter benefício na reforma”, exigiu o presidente.