Vilela

Freguesia acolhe
projectos empreendedores

É na Quinta do Passal, em Vilela, que Rita Trindade e André Moreira, encontraram as condições necessárias para desenvolver o seu projecto agrícola ligado às plantas aromáticas e medicinais: a Earth Essences. Com formação em Biologia Aplicada, Rita e André abraçam um projecto comum: produzir plantas aromáticas e medicinais e extrair os seus óleos. Produzir com qualidade é o objectivo destes jovens empreendedores.
À vontade de levar em frente um projecto agrícola juntou-se a Junta de Freguesia de Vilela, que apoiou os jovens empreendedores desde a primeira hora, cedendo o andar superior do edifício da sede de junta para acolher a área administrativa da “Earth Essences”. O acolhimento das gentes daquela freguesia levou André a trocar Oliveira de Azeméis por Vilela. Com ele, vieram também os pais.
“Conhecemo-nos no laboratório de biologia vegetal e foi aí que surgiu a ideia de criar uma empresa. Percebemos que não havia qualidade nas plantas que utilizávamos no nosso estudo”, esclarecem os jovens empreendedores, apontando ainda que existia um grande desfasamento entre a qualidade e o preço das plantas que adquiriam para o estudo desenvolvido.
“A mais-valia do projecto, o valor acrescentado, é a extracção dos óleos. É aí que vamos ter o valor do produto. Podem ser usados na indústria farmacêutica, na cosmética, nos produtos higiénicos, na parte alimentar”, destacam. O projecto tem, pois, duas vertentes: a componente da biomassa seca e os óleos.
Os jovens empreendedores desafiam os agricultores a unirem-se ao projecto, produzindo nos seus terrenos plantas aromáticas. Na Quinta do Passal, as alcachofras crescem a olhos vistos.
O escoamento dos produtos já está garantido. Agora, é preciso ganhar dimensão, ganhar escala para colocar a Eart Essences no mapa nacional.
“A presidente da Junta de Freguesia de Vilela tem-nos ajudado imenso. Tem sido um apoio muito grande. Cedeu o andar superior para estabelecermos o escritório”, revela Rita Trindade.
“Fala-se muito de empreendedorismo, de apoiar o empreendedorismo. Quando estamos no papel corre tudo bem. No terreno, é dife-rente. Este tipo de apoio da Junta de Freguesia é muito importante para  nós”, aponta André.

Junta de Freguesia no apoio ao empreendedorismo
Armandina Machado mostra-se satisfeita com os projectos empreendedores que nas-cem na freguesia. Os jovens empreendedores têm recebido todo o apoio do executivo de Vilela.
“São projectos importantes para a freguesia. Sabem que podem contar connosco. Recebi-os de braços abertos. Venham mais projectos para Vilela que estamos aqui para os receber”, revela Armandina Machado.