Durante o mês de Agosto

Emigrantes deram
vida ao concelho

Nada como o mês de Agosto para o concelho ganhar uma nova vida. Muitos povoenses, radicados além fronteiras,   escolheram a sua terra natal para passar as férias de Verão. A  vinda dos emigrantes trouxe alegria e um maior colo-  rido às Terras da Maria da Fonte.
As ruas ganharam um movimento maior, que se reflectiu também no comércio. O comércio local agradece. O tempo “um pouco cinzento” que pinta o comércio local transformou-se num bonito colorido.
“As férias dos nossos emigrantes deviam ser de três em três meses. Ainda bem que muitos deles continuam a escolher o concelho onde nasceram para passar férias. Nós, comerciantes, agradecemos a vinda deles. Os negócios aumentam nesta época. Ainda bem que têm um bom poder de compra, comparando com quem trabalha cá”, revelou um comerciante da vila, satisfeito pelo aumento do volume de negócios nesta época.
No centro da vila, a animação de Verão promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso trouxe muita gente até à sede do concelho, com as esplana-das dos vários estabelecimentos comerciais a registar uma grande afluência de público.
A caminhar para a última semana do mês de Agosto, o movimento de viaturas e pessoas é mais reduzido. Muitos emigrantes, principalmente os que estão radicados na Suíça, já partiram para mais um ano de trabalho.

Emigrantes continuam a frequentar feira semanal
Local de compras, a feira semanal é também um local de reencontro de amigos. Pomadas milagrosas, chapéus, meias e até um palhaço que cria figuras com balões se podia encontrar à entrada da feira. Adriano Vieira mora no Porto e vem, há vários anos, até à Póvoa de Lanhoso na época de Verão. Vestido de palhaço percorre a feira semanal e procura cativar os mais pequenos com as suas construções mas até aqui a crise já chegou e o “negócio” já não é o mesmo que em outros anos.