Conversas na Junta de Freguesia

Póvoa de Lanhoso - Avelino Silva
“Damos especial atenção
às famílias carenciadas

Deixar um legado de excelência é um dos objectivos do executivo da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso. O trabalho de proximidade com a população tem sido a marca do trabalho da equipa liderada por Avelino Silva. O apoio aos projectos das colectividades da freguesia, o apoio social às famílias mais carenciadas, a limpeza e manutenção da rede viária tem norteado o trabalho desenvolvido neste mandato. Ao seu lado, Avelino Silva conta com uma equipa empenhada e dedicada em servir as gentes da freguesia. 

Como têm sido estes anos na presidência da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso?
Tem sido um trabalho de proximidade com a população, tentando sempre responder às suas necessidades. Temos feito por cumprir todos os pontos a que nos propusémos nos planos eleitorais, com muito trabalho e dedicação a esta freguesia. Para que isto se tenha tornado possível, conto com uma equipa coesa e empenhada que se dedica, tal como eu, a esta freguesia e às suas necessidades.

Quanto a este mandato, como está a decorrer este primeiro ano?
Embora seja o último mandato deste executivo, temos trabalhado ainda com mais afinco pois é nosso objectivo deixar um legado de excelência e um passado memorável, quer a nível de obras, quer a nível social e económico.
Aproveito para me referir ao Centro de Convívio que conta já com um ano de existência e fica marcado pelo facto de termos conseguido oferecer aos utentes um espaço e tempo de convívio, lutando, assim, contra a exclusão social e solidão, que afecta principalmente os mais idosos.

Que obras foram realizadas?
Durante este início de mandato, continuamos a  limpeza de todos os caminhos vicinais da freguesia e procedemos à limpeza e reflorestação do baldio sito nos Moinhos Novos com uma área de cinco hectares, com diferentes tipos de árvores que futuramente serão uma fonte de receita e uma mais-valia para a Junta de Freguesia e para a população.
Embora a obra física seja pouca neste início de mandato e devido à crise económica que se faz sentir, temos dado especial atenção ao apoio social das famílias carenciadas.

O que se propõe ainda fazer em 2014?
Ainda em 2014 a prioridade é dar continuidade a projectos como o Centro de Convívio, apostar no apoio aos idosos, famílias carenciadas e realizar algumas pequenas obras, sem esquecer o apertado orçamento de que dispomos.
Salientamos a intervenção na Rua do Pomarelho a nível de saneamento, água ao domicílio, águas pluviais, pavimentação e alargamento da mesma.
Temos também feito pressão junto da Câmara Municipal para a colocação de relva sintética no Campo Municipal. Pretendemos, também, realizar um percurso pedonal desde o Espaço Jovem até ao limite da freguesia na fronteira com Rendufinho, o que para tal foi já efectuada a limpeza de um troço do caminho.

E quanto ao mandato, quais os projectos a concretizar?
Conforme foi dito por mim em tempo de campanha eleitoral e consta do manifesto eleitoral, e como sou um homem que gosta de cumprir com a sua palavra, estamos a trabalhar no sentido de apoiar, de todas as formas possíveis os projectos das colectividades, realizar eventos de carácter sociocultural, dar continuidade às actividades desenvolvidas no Centro de Convívio, requalificar a rede viária existente e melhorar a sinalética rodoviária. Para além disto, em parceria com a Câmara Municipal, pretendemos requalificar as ruas Capitão Tinoco de Faria, Dr. Manuel Ferreira, Dr. Jorge Sampaio e repavimentar a Rua Arlindo Lopes.
Pretendemos, também, iniciar a segunda fase de intervenção do cemitério municipal e sua ampliação.
(...)