Reunião de Câmara

PDM entra em fase 
de discussão pública

Um passo importante para o concelho da Póvoa de Lanhoso. Foi aprovada, em reunião de Câmara, a abertura de um período de discussão pública da proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM), por um período de trinta dias úteis.
Em declarações ao ‘Maria da Fonte’, à margem da reunião de Câmara, realizada a 31 de Julho, o vereador Armando Fernandes apontou que “o PDM é um documento extremamente importante em termos de planeamento. É um documento orientador”.
“O PDM em vigor foi aprovado em 1995 e está completamente desactualizado. O novo PDM vem suprir algumas lacunas do PDM actual e vem dar-nos também uma visão de futuro sobre aquilo que queremos para a Póvoa de Lanhoso nos próximos anos, em termos de planeamento”, disse aquele responsável da autarquia.
Armando Fernandes destacou que “houve a preocupação de legalização de algumas situações que não estavam legalizadas, com especial incidência na indústria”.
“Tínhamos situações de empresas que já funcionam e já laboram há muitos anos e que não tinham enquadramento para poderem ser legalizadas. Tivemos a preocupação, naquelas onde foi possível fazer, de criar condições para a sua legalização. Isso possibilita que essas empresários, os donos dessas empresas, se possam candidatar a fundos comunitários ou outro tipo de apoios porque, por esta via e com o novo PDM, já poderão ter acesso à autorização de utilização para aquele fim”, destacou o vereador Armando Fernandes.
“Também houve a preocupação de legalizar algumas, ou a maior parte, das situações de habitações que estavam construída em reserva agrícola, em área florestal ou com a condicionante ecológica. Houve a preocupação no enquadramento no novo PDM de abrir caminho para a sua legalização”, disse ainda o vereador Armando Fernandes.
“Estamos num concelho rural. Hoje em dia, somos muito procurados por jovens empreendedores na área da agricultura e o PDM não deve ser um entrave ao avanço desses mesmos projectos. Dou-lhe um exemplo, um projecto agrícola para se poder candidatar ao FEDER não pode estar em zona urbana, tem que estar em zona classificada como agrícola. Houve essa preocupação de demarcar os diversos eixos da nossa economia”, destacou Armando Fernandes.

Apresentação do PDM no dia 13 de Agosto
No dia 13 de Agosto, pelas 21h30, no Theatro Club, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove uma sessão pública de apresentação da proposta de revisão do PDM. Os povoenses estão convidados a assistir à sessão.