Governo vai encerrar escolas do 1.º ciclo

Câmara quer manter 
Garfe e Rendufinho

As escolas do 1.º ciclo que ainda se encontravam em funcionamento já não abrem no próximo ano lectivo. É este o entendimento do governo. Câmara e Juntas de Freguesia procuram manter as escolas do 1.º ciclo de Garfe e Rendufinho, que cumprem o número mínimo de alunos exigido para se manterem abertas. Uma das que cumpria largamente os requisitos é a escola EB 1 de Taíde. Alunos ficam na freguesia, passando para a Escola EB 2, 3, que passa a Escola Básica Integrada.
Responsáveis do governo não atenderam às solicitações da Câmara e Juntas de Freguesia. Apenas ficam em funcionamento os jardins-de-infância. Na União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, os três jardins-de-infância (Simães, Arrifana e Oliveira) ficam concentrados num só jardim-de-infância. Os mais pequenos passam para Simães, local tido como central no que diz respeito àquela União de Freguesias.
A Escola EB 2,3 de Taíde será transformada numa Escola Básica Integrada, acolhendo os alunos do 1.º ciclo de Arrifana (Fontarcada), Simães (Fontarcada), Oliveira, Travassos,  Sobradelo da Goma, Taíde e Garfe. Os alunos de Serzedelo passam para a Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, junto ao Centro de Saúde, com os alunos de Rendufinho a ser encaminhados para o Centro Educativo do Cávado, em Monsul.
Quanto a Jardins-de-infância, a par de Simães, ficam em funcionamento os JI’s de Rendufinho, Serzedelo, Taíde, Garfe, Sobradelo da Goma e Travassos.
A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Rendufinho e Garfe vão continuar a ‘luta’ para a manutenção das escolas do primeiro ciclo daquelas freguesias.